Julieta dos Espíritos

poster filme julieta dos espíritos
título original: Giulietta degli spiriti
gênero: Drama, Comédia, Fantasia
duração: 2h 17 min
ano de lançamento: 1965
estúdio: Rizzoli Film
direção: Federico Fellini
roteiro: Federico Fellini, Tullio Pinelli , Ennio Flaiano, Brunello Rondi
fotografia: Gianni Di Venanzo
direção de arte: Giantito Burchiellaro, Luciano Ricceri, E. Benazzi Taglietti


Julieta passa seus dias em uma casa de campo com seu marido. No dia do seu aniversário de casamento suas irmãs aparecem trazendo um guru psíquico que evoca espíritos. A partir deste evento Julieta passa a ser atormentada por visões que parecem tentar lhe mostrar coisas.

Julieta dos Espíritos é o primeiro filme em cores de Federico Fellini e, diferentemente do trabalho de paleta de cores feito atualmente, este filme experimenta todas as possibilidades de jogos de cores possíveis. Como cenas inteiramente verde ou vermelhas, por exemplo. Só por se arriscar da forma como fez nesse ponto já merece estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".

Julieta é uma personagem extremamente religiosa mas que, por meio das visões, transita entre imagens erotizadas e fora do seu padrão de comportamento. Todo esse perfil é lindamente construído por uma interpretação de primeira de Giulietta Masina, que traz essas características mesclando com um comportamento que beira o infantil.

Interessante observar também que o roteiro tem um quê de autobiográfico e que esse mergulho na psique de Julieta é feito por meio da personagem/atriz que é a esposa do diretor.

Sim, pode parecer uma maluquice do começo ao fim, mas aqui vemos que Fellini já antecipava a onda new age que estava por vir. Provavelmente meu filme favorito do diretor.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...