Gente Como a Gente

poster filme gente como a gente
título original: Ordinary People
gênero: Drama
duração: 2h 04 min
ano de lançamento: 1981
estúdio: Paramount Pictures
direção: Robert Redford
roteiro: Judith Guest, Alvin Sargent, Nancy Dowd
fotografia: John Bailey


Após a morte do irmão mais velho em um acidente, Hutton passa a viver culpado e com sentimentos suicidas. Toda a família sofre com as consequências dessa tragédia, tanto individualmente como na transformação das relações individuais.

Fugindo um poucos dos padrões experimentais e artísticos que venho relatando dos filmes do "1001 filmes para ver antes de morrer", esse filme pode até soar um pouco simples demais. Para alguns inclusive não merece todo o destaque que recebeu, principalmente por ter derrubado superado "Touro Indomável" nas categorias Melhor Filme e Melhor Direção do Oscar.

Mas, independente de preferências, o foco desde filme não está tanto em revolucionar a forma como se faz um filme, as opções de câmera, fotografia ou qualquer coisa do tipo. O que traz um diferencial a esta obra é seu enredo.

Sim, talvez seja um pouco "white people problems". O roteiro se desenvolve entorno de uma família de classe média alta americana. Ainda assim, as relações humanas e familiares construídas vão além de classes sociais.

Na verdade, a maior importância de se passar dentro de uma família de alta classe é o confronto entra o conforto da vida que levam, aparentemente calmo, e a turbulência emocional por baixo das aparências.

A relação que é construída entre os personagens de Donald Sutherland, Mary Tyler Moore e Timothy Hutton, é excepcional. Um pai extremamente cuidadoso com o filho abalado, uma mãe que presa mais pelas aparências e esconde seus sentimentos atrás do verniz social e um filho destruído emocionalmente que só encontra apoio real no psicólogo. Inclusive, completamente justificado o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante que Timothy Hutton recebeu por esse papel.

Pode parecer um filme arrastado e cansativo, ou até mesmo banal, mas é uma produção profunda na análise e desenvolvimento de emoções e que ainda consegue - de certa forma - fazer uma crítica a parte das convenções da sociedade americana.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...