Despertar dos Mortos

poster filme despertar dos mortos
título original: Dawn of the Dead
gênero: Terror
duração: 2h 07 min
ano de lançamento: 1978
estúdio: Dawn Associates
direção: George A. Romero
roteiro: George A. Romero
fotografia: Michael Gornick


Os mortos estão voltando a vida e atacando os vivos para se alimentarem. Quatro sobreviventes se escondem em um shopping center e planejam contra atacar. Mas os morto-vivos descobrem o esconderijo e dão continuação ao massacre.

Filmes de zumbis nunca fizeram meu tipo, portanto, é bom deixar claro que Despertar dos Mortos só estava na minha lista para ver por ser um dos "1001 filmes ara ver antes de morrer".

Isto posto, vamos ao filme em si.

A produção é antiga e ainda faz parte dos filmes de terror tipo B, gore. Portanto, ignore a maquiagem azul dos morto-vivos ou com as próteses mal coladas. Inclusive, recomendo que veja esses pontos como características estéticas que agregam um elemento diferenciado ao filme

A tensão é muito bem construída e, ainda que algumas cenas pareçam bizarras, você fica tenso e em estado de suspense durante todo o filme.

Dito isso, parece apenas um bom entretenimento em um filme alternativo de terror.

Mas me incomodava o filme se passar dentro de um shopping e eu não sabia explicar o porquê. Após ler algumas coisas e conversar com uma amiga formada em cinema entendi o propósito. E é assim que o filme passa de uma sequência de mortes absurdas a algo com valor.

A ideia de colocar mortos-vivos em um shopping surgiu exatamente para fazer uma crítica a relação que as pessoas constroem com a cultura do capitalismo. Como aqueles zumbis, ainda que não raciocinando mais, continuavam sendo estimulados a ir para um ambiente de consumo. Isso fica ainda mais claro quando os protagonistas conseguem viver o "sonho americano", consumindo a vontade dentro do shopping, ainda que lá fora esteja o caos. Tudo o que consomem é apenas um distrativo para os perigos que rondam do lado de fora.

Ainda que as técnicas da época talvez sejam datadas e não assustem mais - na verdade até provoquem risos - a temática por trás do horror pode acabar assustando muito mais.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...