A Noite de São Lourenço

poster filme a noite de são lourenço
título original: La notte di San Lorenzo
gênero: Guerra, Drama
duração: 1h 47 min
ano de lançamento: 1982
estúdio: RAI Radiotelevisione Italiana
direção: Paolo Taviani, Vittorio Taviani
roteiro: Paolo Taviani, Vittorio Taviani, Giuliani G. De Negri, Tonino Guerra
fotografia: Franco Di Giacomo
direção de arte: Gianni Sbarra


A Noite de São Lourenço, 10 de agosto, é conhecida na Itália como a noite onde se vêem mais estrelas cadentes no céu, a noite em que todos os sonho se tornam realidade. Pois nesta data, em 1944, é quando a história acontece. Os moradores do vilarejo de San Miniato, Toscana, precisam neste dia lutar por sua sobrevivência e liberdade, enquanto os invasores nazistas pretendem dizimar toda a população local.

Apesar de ser um filme de guerra, não se aprofunda na temática e foca mais na visão da resistência civil pelo perspectiva da narrativa de uma menina, o que traz também todo o ar de fábula que acompanha a trama.

Dessa forma, assim como muitos filmes mais antigos italianos, os irmão Taviani conseguem conciliar muito bem o drama e a comédia além de dar pitadas surrealistas ou excêntricas em alguns momentos.

Porém, como todos os filmes italianos antigos existe aquele problema constante do som ruim ou das falas não baterem com a boca dos personagens, o que sempre tira minha concentração do principal: o enredo em si.

Ainda assim, foi mais uma daquelas experiências únicas que só o "1001 filmes para ver antes de morrer" poderia me proporcionar.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...