Traídos Pelo Desejo

poster filme traídos pelo desejo
título original: The Crying Game
gênero: Drama, Romance, Policial
duração: 1h 52 min
ano de lançamento: 1992
estúdio: Palace Pictures
direção: Neil Jordan
roteiro: Neil Jordan
fotografia: Ian Wilson
direção de arte: Jim Clay


Quando o IRA sequestra um soldado inglês uma amizade cresce entre o refém e o guerrilheiro responsável por vigiá-lo. Porém o soldado morre e o novo amigo decide ir comunicar a sua namorada - de quem tanto falava - por quem acaba se apaixonando. Enquanto o IRA lhe convoca para uma perigosa missão ele precisará lidar com as questões que essa paixão lhe trará.

Essa produção independente teve um grande sucesso de bilheteria que o alçou ao status de filme cult. Só por isso já se faz justa sua presença entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".

Mas por que esse sucesso todo? O roteiro traz sim os conflitos entre o exército da Grã-Bretanha e o IRA e trabalha de certa forma as questões políticas que isso envolvia.

Ainda assim esse não é o ponto que trouxe fama ao filme. O ponto alto da trama é o fato da relação amorosa tão endossada pelo personagem de Forest Whitaker ser com uma mulher transexual e isso não ser minimamente mencionado até sua revelação. Outra questão é a não estereotipização deste personagem sem trazer ao soldado um gestual ou linguajar que o colocassem como LGBT.

Na época, o filme trouxe aos espectadores uma provocação muito grande sobre atração e desejo, além de vários debates e questões sobre sexualidade, gênero e até mesmo raça. O único ponto em relação a isso que pode ser questionado é a escolha de um ator gay ao invés de dar visibilidade a uma atriz trans - mas isso são pontos que levantamos mais hoje e na época nem eram pensados.

Quanto ao elenco: Forest Whitaker não aparece tanto mas brilha em seu papel (principalmente quando a verdade sobre sua vida aparece), Stephen Rea é um pouco apático e não reage tanto quanto o esperado em momentos cruciais da histórias, Jaye Davidson trouxe a androginia perfeita ao personagem porém sua atuação - por mais que flerte com a latina trágica - é fraca e, para um personagem tão forte e importante, deveria ir além do que ele traz.

Por fim, apesar da importância do filme para a história do cinema e da relevância da trama não só na época mas ainda atualmente, sinto que por se tratar de uma produção independente talvez tenha faltado investimento para que o filme fosse ainda mais grandioso. Tirando o ponto crucial da trama a história toda acaba fluindo de uma maneira um pouco aquém do que poderia ser. Ainda assim vale assistir para entende rum momento da história mundial.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...