O Jogador

resenha e crítica do filme o jogador
título original: The Player
gênero: Comédia, Policial
duração: 2h 04 min
ano de lançamento: 1992
estúdio: Avenue Pictures
direção: Robert Altman
roteiro: Michael Tolkin
fotografia: Jean Lépine
direção de arte: Stephen Altman, Ken Kaufman


Griffin Mills é um executivo de um estúdio cinematográfico que passa parte dos seus dias avaliando argumentos para filmes. Enquanto lida com a pressão pelos sucessivos fracassos de bilheteria do estúdio também precisa enfrentar ameaças que vêm recebendo de um roteirista insatisfeito. Ele mata aquele que acredita ser o responsável pelas ameaças e precisa driblar as investigações policiais.

Filmes que trabalham o universo do cinema costumam trazer uma metalinguagem muito forte. E assim começa este filme, com um plano sequência de tirar o fôlego, que deixa claro desde então qual o propósito do diretor: parodiar as super produções e ironizar o mercado do cinema moderno.

Os diálogos são intensos e rápidos; a troca de informações, as piadas e as referências também são passadas de forma ligeira - é necessário estar atento a cada detalhe do filme.

O roteiro traz um suspense misturado a um jogo de erros de deixa tudo ainda mais interessante e, ao mesmo tempo, confuso.

Apesar da trama principal também ironizar a necessidade de ter grandes estrelas nas produções é o que acontece aqui. Tim Robbins constróis muito bem seu executivo esperto e ao mesmo tempo trambiqueiro e safado. Whoopi Goldberg brilha como investigadora policial colocando seu toque de humor às cenas.

Mais um daqueles presentes que o "1001 filmes para ver antes de morrer" me trouxe.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...