Isto É Spinal Tap

poster filme isto é spinal tap
título original: This Is Spinal Tap
gênero: Comédia
duração: 1h 22 min
ano de lançamento: 1984
estúdio: Spinal Tap Prod.
direção: Rob Reiner
roteiro: Christopher Guest, Michael McKean, Harry Shearer, Rob Reiner
fotografia: Peter Smokler
direção de arte: Bryan Jones


!982. A banda de Heavy Metal Spinal Tap decide fazer uma turnê de retorno aos palcos e leva junto um fã para fazer a cobertura para um documentário.

Fui assistir por estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer" e confesso que de cara não entendi o que o documentário sobre a turnê de uma banda estava fazendo no livro.

Tudo fez sentido quando entendi que tanto a banda como o documentário não eram reais. E é aqui que mora o diferencial deste filme. Ao criar um documentário fictício, Rob Reiner faz paródia de vários outros reais que acompanham as bandas na estrada.

Usando de um estilo de humor diferenciado, ele brinca muitas vezes entre a linha da inteligência e da estupidez. A produção anda lado a lado com a de muitos filmes tidos como "independentes/cults", porém na intenção de ironizá-los.

Acompanhamos aqui o renascimento de uma banda que já havia caído em esquecimento, sua decadência e suposta nova ascensão. Os integrantes da banda, com egos enormes, tomam atitudes que megalomaníacas que os levam as cenas mais idiotas, engraçadas e memoráveis do filme. As roupas, estilos e comportamentos remetem muito a várias bandas de sucesso da época, e não à toa.

Acredito que ver sabendo do que se trata traga uma experiência melhor de entendimento do humor ácido deste filme, para quem cai de paraquedas tudo pode parecer bem estranho.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...