Cortina de Fumaça

poster filme cortina de fumaça
título original: Smoke
gênero: Comédia, Drama
duração: 1h 54 min
ano de lançamento: 1995
estúdio: Miramax
direção: Wayne Wang
roteiro: Paul Auster
fotografia: Adam Holender
direção de arte: Kalina Ivanov


Auggie é dono de uma tabacaria no Brooklyn, NY. Todo dia, há mais de 10 anos ele fotografa a fachada da sua loja. Na sua rotina ele conhece várias pessoas, entre elas um novelista que não publica nada desde a morte da esposa e um jovem que procura seu pai. A partir daí suas vidas estarão interligadas para sempre.

Mais uma boa surpresa que o "1001 filmes para ver antes de morrer" me trouxe.

O roteiro é construído de uma forma que parece ao espectador que ele caiu por acaso um dia dentro da tabacaria, passou lá um tempo acompanhando a vida daquelas pessoas e saiu sem olhar para trás.

A forma como a trama é construída mescla muito bem uma comédia quase de improviso e um estudo aprofundado de personalidades. O mais interessante aqui é ver como os dramas pessoais de cada um se entrelaçam com o dos outros de formas sutis mas relevantes.

Questões importantes como relação entre pais e filhos, perdas e amores não correspondidos são discutidos em diálogos muito bons.

Isso em grande parte é responsabilidade de um elenco que sabe muito bem o que fazer e como fazer. Por mais que o filme tenha um desenvolver talvez um pouco arrastado, as atuações e as interações entre os atores fazem com que a atenção seja capturada o tempo todo.

Um filme "rotineiro" mas profundo e com conteúdo.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...