Sinfonia de Paris

poster filme sinfonia de paris
título original: An American in Paris
gênero: Musical, Romance
duração: 1h 54 min
ano de lançamento: 2017
estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)
direção: Vincente Minnelli
roteiro: Alan Jay Lerner
fotografia: Alfred Gilks


Um soldado americano, após a Segunda Guerra Mundial, decide tentar a sorte como pintor em Paris. Lá, ele chama a atenção de uma mulher rica, interessada em muito mais que seus quadros, mas ele se apaixona por uma balconista que está noiva de outro homem.

Acho que Gene Kelly está para os musicais como John Wayne está para os faroestes. E cada gênero tendo tido sua era de ouro produzindo clássicos atrás de clássicos, é claro que esse filme estaria entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".

O roteiro é banal, simples e fácil. Romance daqueles bem óbvios, não é isso que se destaca. Da história não espere mais do que muita água com açúcar.

O que precisa receber atenção é a alegria do filme - e não necessariamente no final final feliz - mas que se encontra em todos os detalhes da produção. Apesar de criado diretamente para as telas, esse musical traz uma cenografia e um trabalho de luzes digno do teatro.

Também as atuações e coreografias são cheias de vitalidade, essa última sendo o que acredito ser o que mais merece atenção e, inclusive, para quem já assistiu "La La Land" vai ver aqui de onde saíram várias inspirações e até mesmo homenagens do filme.

Como disse anteriormente quando penso em musical penso em Gene Kelly e sua atuação é perto do orgânico. Na minha concepção, em sua vida normal ele saía cantando e dançando por aí. Pode parecer exagerado para alguns, mas acredito que ele é um dos melhores do gênero - e não só em relação aos cinemas.

Leslie Caron é uma ótima dançarina e impressiona nessas cenas, como atriz a achei não tão boa e um pouco caricata (e olha que estamos falando de um filme em que as pessoas cantam e dançam na rua!).

Oscar Levant dá o apoio necessário ao personagem principal e ainda traz as deixas cômicas à trama. Aquele coadjuvante que em alguns momentos até parece mais importante que os protagonistas.

Por fim, entrou para um dos meus queridinhos do gênero, daquelas obras para assistir quando se está para baixo, para jogar o humor para cima.



CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...