Relíquia Macabra

poster filme relíquia macabra
título original: The Maltese Falcon
gênero: Suspense
duração: 1h 40 min
ano de lançamento: 1941
estúdio: Warner Bros.
direção: John Huston
roteiro: John Huston, Dashiell Hammett
fotografia: Arthur Edeson


Um detetive recebe a tarefa de buscar por uma estatueta de um falcão do século XVI de valor incalculável. Depois que seu parceiro é assassinado ele precisará lidar com pessoas desonestas, policiais furiosos e uma mulher sedutora.

Relíquia Macabra, ou Falcão Maltês, é considerado o precursor do gênero film-noir. Acredito que por isso ele está entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".

Sendo então noir, uma estética que gosto muito, não é surpresa que a fotografia do filme me agradou muito. Apesar de não abusar das sombras, como é costume, mais para o final da trama ele é usado de forma magnífica em uma cena de elevador onde a sombra na heroína remete a barras de uma prisão.

O roteiro constrói um suspense bem elaborado, com reviravoltas interessantes e que prendem a atenção do espectador para que queira saber o destino final da estátua e dos personagens. Humphrey Bogart começa aqui a migrar dos vilões para os galãs durões - eu acredito que só o vi em filmes nesse segundo estilo pois me parece estar sempre no mesmo papel.

Mary Astor traz algo fora do comum para a época: uma mulher com um padrão já mais "matrona" em um papel de femme fatale. E cumpre muito bem, de forma elegante e concisa. 

Por mais que eu goste de film noir, esse não me prendeu completamente. Tem sim seu valor e vale se visto, mas sinto que com o tempo acabarei esquecendo.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...