Solaris

poster filme solaris
título original: Solyaris
gênero: Ficção Científica, Suspense
duração: 2h 47 min
ano de lançamento: 1972
estúdio: Mosfilm
direção: Andrei Tarkovsky
roteiro: Stanislaw Lem, Fridrikh Gorenshteyn , Andrei Tarkovsky
fotografia: Vadim Yusov
direção de arte: Mikhail Romadin


Solaris é um planeta distante que vem sendo estudado há décadas, principalmente sue oceano que contêm um mistério, porém sem resultados. Quando os membros da estação espacial começam a ser afetados pelo oceano, o psicólogo Kevin é enviado para averiguar o que está acontecendo. Lá ele percebe que Solaris é mais do que um planeta, mas um reflexo de nós mesmos.

Esse é mais um daqueles filmes que assisti por estar no livro "1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer". Para minha sorte, descobri que iria passar uma sessão dele no cinema do Centro Cultural São Paulo. Esse tipo de filme já é, normalmente, difícil de encontrar para assistir em streamings ou mesmo torrent. Imagine então encontrar a possibilidade de vê-lo numa tela grande! É claro que fui, mas talvez tivesse sido mais confortável vê-lo em casa, onde poderia deitar no sofá.

Não falo isso só pelas cadeiras do CCSP serem muito desconfortáveis, mas principalmente porque o filme é longo e arrastado, o que traz um desconforto para a mente e corpo.

Assim como muitos filmes antigos, devemos assisti-lo tentando ter um olhar da época. As ficções-científicas e os filmes futuristas estavam em alta na época, então exploração de outros planetas e outras formas de vida eram recorrentes. Junte a isso o fato de se tratar de um diretor russo e teremos uma experiência única.

Além disso, quando uma das primeiras sequências do filme é uma cena de uns 10 minutos fechada em um rio, apenas com o som ambiente da água correndo, você já percebe como será desgastante.

O roteiro é praticamente uma ode à filosofia. Extremamente conceitual, em muitos momentos é difícil acompanhar o raciocínio desenvolvido. Por essa razão, talvez seja um filme que precise de um preparo psicológico antes de assistir.

Eu não tenho dúvidas da excelência de Andrei Tarkovsky para conseguir construir uma obra dessas, tão intelectual e elaborada. Outro ponto é que a fotografia e a trilha sonora são impressionantes e muito inovadoras.

Ainda assim, não é um filme para qualquer um e, provavelmente, não era para mim. Mesmo que goste de experimentar estéticas novas e conhecer estilos diferentes, foi difícil de engolir, ainda que entendendo a importância do diretor e seu estilo para o cinema mundial.


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...