Laços de Ternura

poster filme laços de ternura
título original: Terms of Endearment
gênero: Drama, Comédia
duração: 2h 12min
ano de lançamento: 1983
estúdio: Paramount Pictures
direção: James L. Brooks
roteiro: Larry McMurtry, James L. Brooks
fotografia: Andrzej Bartkowiak
direção de arte: Polly Platt


Baseado no livro homônimo de Larry McMurtry, "Laços de Ternura" conta a história de altos e baixos entre mãe e filha, Aurora e Emma. Aurora é uma mãe viúva e protetora que não aceita o casamento de sua filha. No meio dos desentendimentos, Aurora começa a namorar seu vizinho, um ex-astronauta, e Emma precisa lidar com as traições de seu marido e o surgimento de um câncer.

Acredito que o diretor James L. Brooks construiu a narrativa desse filme pensando que quem o assistisse tivesse lido o livro. Para quem não o leu, assim como eu, a história parece ter buracos na narrativa e não amarrar direito as partes, pulando trechos da vida como se você fizesse parte da família e soubesse o que ocorreu no meio.

Trilha sonora, fotografia e direção são bem características de filmes dramáticos dos anos 1980. Talvez isso tenha ajudado Laços de Ternura a levar os Oscars de Melhor Filme, Direção, Roteiro Adaptado, Atriz e Ator Coadjuvante e talvez por esses prêmios esteja entre os "1001 filmes para ver antes de morrer". Mas confesso que, atualmente, é um pouco difícil ouvir aquelas músicas melosas em som mono e gostar.

Talvez dentro da cultura americana eles estejam acostumados, e até vejam graça, nessa relação mãe-filha construída por essa história. Porém, para mim, não existiu a parte cômica do filme, apenas a dramática - e bem problemática. Não há o que se ver de belo nessa relação, ela beira a abusiva.

Entretanto, não há o que se falar das atuações de Shirley MacLane e Debra Winger, se me incomodei tanto com a relação entre elas é porque construíram muito bem seus personagens. Jack Nicholson dá um bom apoio a personagem principal em suas cenas.

Por fim, o achei exagerado e caricato em muitas partes, muito novelesco. Ainda assim consigo entender seu frenesi na época. Recomendo assistir com tal olhar.


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...