Homem-Aranha - Longe de Casa, o que vem pós Ultimato?


poster filme homem-aranha - longe de casa
Poster Homem-Aranha - Longe de Casa
texto para o site Central42

Esse é o primeiro filme do MCU após "Vingadores - Ultimato". Não só de lançamento, mas de sequência na história. Então sim, é obrigatório ter assistido Ultimato para ver "Homem-Aranha - Longe de Casa".

Peter Parker e seus colegas de escola irão fazer uma viagem para a Europa, ele está ansioso por poder descansar e tentar se aproximar de MJ. Porém, Nick Fury o procura para que, junto a Mysterio, controlem monstros que vieram de uma fenda temporal e estão atacando a Terra.

Muitas partes da história estão diretamente relacionadas ao que aconteceu em Ultimato. As fendas temporais, o surgimento de Mysterio, até mesmo as relações entre as pessoas foram transformadas por isso. O Homem-Aranha está abalado emocionalmente pela morte do Homem de Ferro.

Tudo isso, a princípio, me passou uma sensação que com essa nova fase tentariam amenizar o clima pesado do filme anterior. Com isso, quase a primeira metade do filme parece andar de forma arrastada. E ao mesmo tempo com soluções muito fáceis.

Algo estava estranho, "Homem-Aranha - Longe de Casa" estava parecendo ter um roteiro muito simples para o MCU. Mas, como estamos falando da Marvel, é claro que eles não decepcionaram. Em determinado momento tudo se explica e o que parecia raso mostra sua profundidade real.

Homem-Aranha - Longe de Casa : DESTAQUES


As cenas de ação, como sempre, impecáveis, trazem alguns novos ângulos que não me lembro de ter visto anteriormente. O Homem-Aranha dá essa oportunidade à produção de arriscar colocar uma câmera o acompanhando ou do seu ponto de vista, por exemplo. Mas tudo tem uma agilidade e uma mobilidade extremamente realista.

A trilha sonora é jovem, ainda que use de títulos antigos - e ainda aproveita para homenagear outros personagens junto ao roteiro.

Um destaque que dou, e pode parecer besta, é para a abertura da Marvel neste filme. Não vou falar o que acontece para não tirar a graça, mas nos primeiros 5 minutos do filme eu passei de uma reação "o que está acontecendo?(ou: que porcaria é essa?)" para uma crise de riso.

cena filme homem-aranha - longe de casa
Cena com Homem-Aranha e Mysterio
Quanto ao elenco, poderia dizer que Jake Gyllenhaal rouba a cena, mas é muito difícil competir com Tom Holland. O rapaz nasceu para fazer o Homem-Aranha.

Ainda assim, Jake, mais uma vez prova seu valor. Para quem não conhece anteriormente seu personagem ele prova o porquê foi escolhido para viver Mysterio. Considero Jake Gyllenhaal um dos atores mais versáteis da atualidade, a ponto de mudar a fisionomia ao mudar o humor.

Outro ponto é a ótima química entre Zendaya e Tom Holland e também do ator com Jacob Batalon. De certa forma todo o elenco está de parabéns, ninguém destoa do restante da equipe.

Saldo final: parece começar mal e tem um algo estranho até o meio, mas tudo isso é justificado pelo desenrolar da trama. Vale cada segundo.

SPOILERS


Talvez, algumas coisas que eu diga aqui nem sejam consideradas SPOILERS. Inclusive já vi canais divulgando um dos pontos que quero abordar, mas acho que contar sem avisar antes pode tirar a graça da experiência. Por essa razão, você já está avisado e daqui em diante é por sua conta e risco.

O filme conta com duas cenas pós-crédito. A segunda dá informações ligadas ao filme, mas não é tão importante. Agora, a primeira, é obrigatória. Cabines de imprensa não tem o mesmo clima do dia de estréia, o pessoal é mais contido. Ainda assim todo mundo foi a loucura quando J.K. Simmons aparece dando uma notícia no papel de J. Jonah Jameson.

Outro ponto são as várias homenagens às baixas que ocorreram nos Vingadores. A começar pela tal abertura da Marvel ao som de "I will always love you" da Whitney Houston. Ou o momento em que o Homem-Aranha monta seu novo traje e Happy coloca a música tema do Homem de Ferro para tocar enquanto o menino afirma "amar Led Zeppelin".

cena filme homem-aranha - longe de casa
Cena de Homem-Aranha com MJ
E, como disse anteriormente, não conhecia o Mysterio. Ver a transformação de Jake Gyllenhaal foi impressionante. Além disso, os jogos psicológicos que ele faz com o Homem-Aranha utilizando de imagens holográficas trazem cenas impressionantes ao filme.


Por fim, a resolução do romance entre Peter Parker e MJ não poderia ser mais adolescente. O constrangimento, o beijo roubado e a declaração tímida dos sentimentos. E a cena dele levando ela para dar uma volta em seu traje é bem divertida também (e bem feita).

CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO

Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...