Eu Não Sou Seu Negro

poster filme eu não sou seu negro
título original: I Am Not Your Negro
gênero: Documentário
duração: 1h 33min
ano de lançamento: 2016
estúdio: Arte France
direção: Raoul Peck
roteiro: Raoul Peck, James Baldwin
fotografia: Henry Adebonojo, Bill Ross IV, Turner Ross


Documentário, narrado por Samuel L. Jackson, que conta a trajetória dos negros nos EUA. Vindo desde o período segregacionista, passando pelos assassinatos de lideranças como Malcolm X e Martin Luther King e de suas lutas pelos direitos civis, junto a criação de movimentos como o Black Power.

Usando de materiais de arquivos antigos que mostram a busca por justiça e igualdade por parte da população negra, esse documentário deixa claro a necessidade de que esta pauta esteja viva e ativa ainda nos dias atuais.

Esse filme, se não me engano, foi lançando pouco tempo depois de uma onde de assassinatos de negros nos EUA por racismo e pela polícia. Sua importância é vital.

Inclusive a trama constrói muito bem os paralelos entre as falas de James Baldwin com cenas atuais. Deixando mais claro impossível sua relevância.

Uma obra necessária, principalmente nos tempos obscuras que estamos vivendo, que estimulam um conservadorismo perigoso. Um soco no estômago necessário.

Para quem quiser trazer a temática para o âmbito brasileiro, e de uma forma mais "leve", recomendo o quadrinho da MSP "Jeremias", com roteiro de Rafael Calça e desenho de Jefferson Costa. As questões racistas no cotidiano do brasileiro, por "menores" que sejam", contadas por meio de um personagem clássico da Turma da Mônica.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...