Estrelas Além do Tempo

poster filme estrelas além do tempo
título original: Hidden Figures
gênero: Drama, Biografia
duração: 2h 07 min
ano de lançamento: 2016
estúdio: Fox 2000 Pictures
direção: Theodore Melfi
roteiro: Theodore Melfi, Allison Schroeder, Margot Lee Shetterly
fotografia: Mandy Walker
direção de arte: Wynn Thomas


Essa é a história de Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson. Três mulheres negras americanas que foram essenciais numa das maiores operações da NASA: o lançamento do astronauta John Glenn para órbita da Terra e seu retorno com segurança.

Vendo seu trailer pode parecer mais um daqueles filmes motivacionais, de superar seus limites e se tornar um vencedor. Não se trata disso, por mais que pareça.

O filme se passa entre as décadas de 1950 e 60. Essa história rompe tantas barreiras que só de pensar nisso enquanto escrevo já me emociono. Num período ainda de segregacionismo estamos falando de pessoas negras sendo cruciais para a ciência dos EUA e mundial. Em uma época que o lugar da mulher ainda era muito visto como sendo em casa, temos três mulheres conquistando cargos relevantes e se destacando entre homens em áreas extremamente machistas. Por fim, você junta tudo, são mulheres negras na década de 1950 se destacando como cientistas.

A quantidade de barreiras que elas vencem são inumeráveis, e isso é mostrado no filme. Desde o colega que acha que uma delas é a faxineira, até a localização do seu banheiro que a prejudica a concluir suas tarefas. E, infelizmente, ainda é um tema necessário nos dias atuais.

O estilo de filmagem e a fotografia são simples. Bem comercial e próximo a formatos feitos direto para televisão não impressiona nesse quesito.

Ainda assim o elenco dá um show. Tirando Kevin Costner que não se destaca muito, as três protagonistas Taraji P. Henson, Octavia Spencer e Janelle Monáe dão o melhor de si em cada cena e com certeza arrancarão algumas lágrimas suas em algum momento. E Kirsten Dunst faz uma mulher amargurada e preconceituosa com tanta excelência que fica fácil projetar o ódio para a atriz.

Um filme para se deparar com muitas dificuldades que o mundo viveu e ainda vive, mas ainda assim ter um fio de esperança na humanidade.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...