Dor e Glória

poster filme dor e glória
título original: Dolor y Gloria
gênero: Drama
duração: 1h 53 min
ano de lançamento: 2019
estúdio: Canal+, Ciné +, El Deseo
direção: Pedro Almodóvar
roteiro: Pedro Almodóvar
fotografia: José Luis Alcaine
direção de arte: Antxón Gómez


Salvador é um cineasta depressivo e hipocondríaco. Quando um filme do seu passado é relançando ele passa a pensar em sua infância, o grande amor da sua vida e as escolhas que fez no passado.

Três anos sem um novo filme de Pedro Almodovar, confesso que fiquei ansiosa quando soube que sairia Dor e Glória, ainda mais com dois queridos do diretor no elenco: Antonio Banderas e Penélope Cruz.

Fiquei um pouco decepcionada pois achei que esses atores contracenariam, o que não acontece. Ainda assim, não há nenhum prejuízo à história por isso.

A história é simples, na verdade não "acontece nada". Essa frase pode parecer estranha, mas vou explicar melhor. É como se estivéssemos chegado na vida de Salvador em um determinado momento e o acompanhado até outro, apenas isso. Não é um filme com jornada do herói, plot twist ou qualquer coisa do tipo.

Porém isso não prejudica em nada nos envolvermos com a trama, nos envolvemos com os problemas e dramas do protagonistas ainda que tenhamos acabado de conhecê-lo, nos identificamos com suas tristezas e memórias.

É aqui que mora a maestria de Pedro Almodóvar. Em uma história simples ele consegue nos envolver. Durante todo o tempo do filme fica aquele aperto no peito, aquela sensação de sofrimento sem saber exatamente o porquê.

Para aqueles que gostam muito do trabalho do diretor, podem contar com sua estética presente em todo o filme, sua forma de dirigir, uma trilha sonora impecável e sua paleta de cores primárias que é uma marca registrada, principalmente o que eu chamo de "vermelho Almodóvar".

Quanto ao elenco, Penélope Cruz não aparece tanto quanto eu imaginava, mesmo assim está plena e executando um ótimo trabalho. Antonio Banderas traz um alter ego do diretor na medida, mesmo atuando de forma mais contida - fora do seu padrão - ele te envolve e convence. Asier Etxeandia faz um quase antagonista que te deixa em dúvidas sobre suas intenções o tempo todo. Por fim, esperei muito por Leonardo Sbaraglia, também não aparece muito, mas seu personagem é vital para a trama e constrói junto a Banderas falas lindas.

Mais uma vez coloquei as expectativas com Almodóvar lá em cima e fui atendida.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...