Democracia Em Vertigem

poster filme democracia em vertigem
gênero: Documentário
duração: 1h 53 min
ano de lançamento: 2019
estúdio: Busca Vida Filmes
direção: Petra Costa
roteiro: Petra Costa, Carol Pires, David Barker, Moara Passoni
fotografia: João Atala


Em uma narrativa que combina o acesso a entrevistas de presidentes do passado e presente com relatos da própria família, a diretora Petra Costa tentar narrar, de forma cautelosa, a crise na democracia do Brasil.

Acredito que o primeiro ponto a ficar claro é que não existe qualquer coisa sem ideologia. Ainda que se faça uma produção o mais "imparcial" possível, quem a criou tem sim suas convicções e isso se mostrará de forma contida ou muito exposta.

Tendo isso dito, Petra deixa claro durante o documentário que parte de sua família é de direita e, inclusive, teve participação na fundação da construtora Andrade Gutierrez. Outra parte é de esquerda, viveu durante a ditadura na clandestinidade e é com essa que ela se identifica.

Acredito que esse filme seja necessário para toda a população, independente de que "lado" esteja. Concordando ou não com a postura do documentário, nenhum dado falso é divulgado. Mas, antes, é necessário se desprender de preconceitos. Sim, é um documentário que tende à esquerda. Porém a crítica ao PT está lá, pelas alianças formadas, pelas formas como os governos foram conduzidos, como se deixaram se envolver nos esquemas tradicionais da antiga política.

Também está lá o questionamento sobre como isso se iniciou antes e levou ao cenário que nos encontramos hoje. Como todos os "lados" trabalharam juntos para manter a engrenagem funcionando.

Saindo da temática, é interessante observar como a produção teve acesso a ambientes restritos e situações mais ainda exclusivas. Isso traz novos materiais ainda não exibidos em tantos noticiários.

A forma como a diretora mescla a trama política com a trama familiar é interessante e pode aproximar mais o telespectador do filme ao se reconhecer em algumas passagens. Apenas sua narrativa pode se tornar um ponto negativa, a forma monótona como fala - ainda que condizente com o assunto - pode afastar o interesse de alguns.

Infelizmente o roteiro já está "antigo", principalmente pelo momento atual que vivemos com as denúncias do site Intercept. Resta a Petra pensar em produzir uma sequência desse filme.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...