Baahubali: O Início

poster filme bahubali o início
título original: Baahubali: The Beginning
gênero: Ação, Épico
duração: 2h 39min
ano de lançamento: 2015
estúdio: Arka Mediaworks
direção: S.S. Rajamouli
roteiro: Vijayendra Prasad, S.S. Rajamouli, C.H. Vijay Kumar, Ajay Kumar, Madhan Karky, Manoj Muntashir
fotografia: Senthil Kumar
direção de arte: Sabu Cyril


Shiva é um órfão que foi encontrado e criado por uma tribo. Ao verem soldados mortos nas proximidades entendem que o bebê sofre perigo e fecham uma passagem nas montanhas por onde teriam vindo. Quando Shiva cresce passa boa parte do seu tempo tentando escalar a montanha para ir ao encontro de algo que o chama. Quando ele consegue alcançar o topo enfrenta perigos e sua própria história.

Meu primeiro contato com a indústria de Bollywood. E comecei de forma grandiosa. Esse é um marco da história do cinema indiano por ser o filme mais caro já produzido, a maior bilheteria da Índia e a terceira maior bilheteria no mundo de um filme indiano. Esse filme levou quase 3 anos para ser finalizado e precisou ser dividido em duas partes por causa de sua extensão. Portanto, "Bahubali 2: A conclusão" que postarei daqui uns dias não foi uma continuação, mas filmado junto ao primeiro.

Como já vi algumas pessoas falando: Bollywood ou você ama ou odeia, não há meio termo. Confesso que estou tendendo para o primeiro, mas tentarei ser imparcial. Por que? Porque o filme é muito tosco e abraça com gosto a breguice - e eu gosto de coisas assim - mas também é cheio de problemas.

Apesar de ter tido um investimento enorme em efeitos especiais, e por mais que a olhos nus não encontremos graficamente o erro, vê-se claramente em algumas cenas que algo está errado.

É claro que há uma diferença cultural muito grande e que certas situações que podem parecer sem cabimento para nós, dentro da cultura indiana são aceitas. Esse é um olhar que precisa ser treinado com o tempo ao ver filmes indianos.

Mas, confesso, que estar no meio de uma cena comum e - DO NADA - os personagens começarem a dançar (e não estou falando no estilo dos musicais), surgindo cenas completamente diferentes que mais parecem um clipe musical dos anos 80/90, não é fácil.

Quanto a trama é uma história épica como qualquer outra, cheia de exageros.

Agora, quanto ao elenco, o estilo de atuação é meio novela mexicana. Inclusive resumiria esse filme como uma grande novela mexicana misturada com um filme de ação. Perdi as contas de quantas vezes Prabhas vira o rosto jogando os cabelos molhados. Até é interessante ver como ninguém se vira de forma tranquila, apenas fazendo carão, com cabelos esvoaçantes e com a câmera fechando no rosto.

Queria poder comentar detalhadamente cada uma das cenas absurdas ou ridículas, mas isso tiraria a graça do filme. A continuação contém cenas mais absurdas ainda, deixarei para dar esses "spoilers" lá.

Por fim, não acho que seja um filme para assistir levando a sério. Mas se estiver aberto a ver algo diferente é uma boa escolha, até porque - se for como eu - vai rir muito durante todo o filme com os absurdos e breguices.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...