O Indomável

poster filme o indomado
título original: Hud!
gênero: Drama, Faroeste
duração: 112 min
ano de lançamento: 1963
estúdio: Paramount Pictures
direção: Martin Ritt
roteiro: Irving Ravetch, Harriet Frank Jr., Larry McMurtry
fotografia: James Wong Howe


Hud é um homem que vive envolvido com jogos, bebidas, brigas e mulheres. Ele gostaria de usar a fazenda do pai para extrair petróleo, mas o pai prefere manter a criação de gado, isso faz com que eles entrem em conflito com frequência. Porém, o surto de uma doença poderá mudar seus destinos.

Tinha esse filme na minha lista por conta do livro "1001 filmes para ver antes de morrer" e quase perdi a chance de assistir na TV porque o Telecine Cult o estava divulgando como "O Indomável" e no Filmow está como "O Indomado".

O IMDb não o considera um faroeste, mas eu inclui essa classificação por um fator: enxergo esse filme como uma leitura das mudanças de tempo que chegaram nos ranchos do Velho Oeste e como as pessoas lidaram com a modernidade. Seria então um western "atual".

O roteiro te prende, o conflito entre familiares e suas razões criam um certo suspense que causa interesse.

Patricia Neal está encantadora no papel de uma mulher sofrida mas ao mesmo tempo forte, decidida e de opinião.

Agora, Paul Newman rouba a cena. Seu personagem é tão prepotente, arrogante e cheio de outros defeitos que consegue até causar simpatia de uma maneira meio reversa.

E fica de conclusão uma frase do filme que para mim cabe em muitos sentidos da vida: "Matar é rápido, criar é que demora".


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e Ficha Técnica: IMDb


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...