Henry V

poster filme henrique v
título original: Henry V
gênero: Drama, Guerra
duração: 2h 17min
ano de lançamento: 1989
estúdio: British Broadcasting Corporation (BBC)
direção: Kenneth Branagh
roteiro: William Shakespeare, Kenneth Branagh
fotografia: Kenneth MacMillan
direção de arte: Tim Harvey


Após consolidar sua autoridade na Inglaterra, o rei Henrique V decide invadir a França, por acreditar ser o verdadeiro herdeiro ao trono. Ele enfrentará um numeroso exército francês na famosa Batalha de Agincourt.

Henrique V é uma adaptação da obra de Shakespeare para as telonas, dirigida e protagonizada por Kenneth Branagh.
 
Achei bem acertada a escolha da mistura entre cinema, teatro e registro histórico - o filme transita bem entre os estilos e a presença do narrador fisicamente nas cenas é uma estratégia interessante.

O início do enredo é um pouco confuso em questões históricas, para entender a motivação da guerra, mas conforme a história vai andando as coisas se encaixam melhor.

Para a duração do filme, achei que a distribuição dos atos poderia ter sido melhor planejada. São dois atos inteiros de guerra e a conclusão acontece de forma meio acelerada - acho que poderia ter sido melhor desenvolvida.

Os pontos altos, na minha opinião, são a fotografia, que nos entrega cenas de guerra belíssimas, e os monólogos do protagonista, muito bem executados por Kenneth Branagh.

Henrique V é uma das adaptações de Shakespeare mais palatáveis que já assisti. A quem interessar, há a versão de 1944 também.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...