Fahrenheit 451

poster filme fahrenheit 451
título original: Fahrenheit 451
gênero: Ficção Científica
duração: 1h 52min
ano de lançamento: 1966
estúdio: Vineyard Film Ltd.
direção: François Truffaut
roteiro: François Truffaut, Jean-Louis Richard, Ray Bradbury, David Rudkin, Helen Scott
fotografia: Nicolas Roeg
direção de arte: Syd Cain, Tony Walton


Em um futuro distópico, os bombeiros trabalham queimando livros pois o sistema totalitário os convenceu que a literatura provoca infelicidade.

Fahrenheit 451 não está nos 1001 e estou inconformada. Não tive ainda a oportunidade de ler a obra original, mas esse file conseguiu me deixar com muita vontade.

Distopias costumam me pegar fácil, mas mesmo sendo antigo e tendo efeitos suspeitos, o enredo funciona muito bem.

Parece que esse foi o primeiro e único filme inglês de François Truffaut, que ele ficou um pouco frustrado com a experiência, eu gostaria de entender melhor o porquê pois sua condução aqui é irretocável.

As cenas dos livros sendo descobertos, jogados, rasgados e queimados chegam a dar uma dor física - para quem é leitor assíduo, momo eu, chega a ser uma violência explícita.

A sequência final dos homens livros foge bastante do ritmo total do filme, mas traz um ar poético muito bonito ao filme como um todo.
 
Fazia tempo que eu não assistia um filme que prendia tanto a minha atenção a ponto de eu não cogitar olhar o celular um só minuto. Não sei como é o remake de 2018, mas recomendo que assistam essa versão de Fahrenheit 451.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Pôster e Ficha técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...