terça-feira, 16 de agosto de 2016

Distrito 9

título original: District 9 
gênero: Ação, Ficção Científica 
duração: 01h 52 min
ano de lançamento: 2009
estúdio: TriStar Pictures
direção: Neill Blomkamp
roteiro: Neill Blomkamp, Terri Tatchell
fotografia: Trent Opaloch
direção de arte: Philip Ivey

Johannesburg, África do Sul. Alienígenas aterrissam na região e acabam isolados em uma favela nos limites da cidade. Após ficar responsável pela desocupação da área, Wikus acabará tendo muito mais contato com os E.T.s do que desejava.
A produção teve custos "pequenos" se pensarmos na maior parte dos filmes do gênero, o que é impressionante pelo trabalho que fizeram. Todos os efeitos são muito bem realizados e introduzidos no "mundo real" de fora satisfatória.
As inserções em formato de documentário também ajudam a criar esse ambiente de realidade na trama, deixando mais crível a possibilidade de alienígenas serem exilados por aqui.
Mas o que me fez respeitar mesmo esse filme foi o que está nas entrelinhas do roteiro. Eles usam uma trama sobre E.T.s na Terra para, na verdade, criticar as castas sociais, a forma como algumas pessoas são exiladas dentro de suas próprias cidades. Também dá para fazer essa relação com refugiados e a forma como são recebidos em outros países.
Assim como em "Elysium", Neill Blomkamp cria muito mais do que só um filme de sci-fi, ele faz uma grande crítica social.

CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO

Poster e Ficha Técnica: IMDb


Nenhum comentário:

Postar um comentário