terça-feira, 2 de julho de 2013

Glória Feita de Sangue

título original: Paths of Glory
gênero: Guerra, Drama
duração: 88 min 
ano de lançamento: 1957
estúdio: Bryna Productions
direção: Stanley Kubrick
roteiro: Stanley Kubrick, Calder Willingham, Jim Thompson, Humphrey Cobb
fotografia: George Krause

Primeira Guerra mundial, um general francês ordena um ataque suicida, quando vê que seus soldados não conseguem fazer o ataque ordena que as próprias trincheiras sejam bombardeadas. Ao ver que seu pedido não será atendido, acusa as tropas de covardia e exige que sejam julgados e condenados a morte.
Quem acompanha esse blog a algum tempo sabe que eu tenho uma relação estranha com Stanley Kubrick. Esse é um dos filmes do "1001 para ver antes de morrer" e fiquei bem satisfeita ao ver que ia passar na TV, apesar do pé atrás com o diretor.
O bom é que me surpreendi. Fiquei com aquele sentimento de raiva que costumo ficar ao ver um filme dele, mas acredito que aqui a intenção era exatamente essa.
O roteiro trabalha muito bem os interesses por trás da guerra, o desejo de poder e de alcançá-lo a qualquer custo. A vida é considerada algo facilmente descartável e é isso que vai deixar com muita raiva ao final.
Acho o gênero guerra não muito versátil, todos os filmes para mim acabam ficando parecidos e dificilmente sei quem está lutando contra quem. Esse é diferente, a guerra é o pano de fundo, o assunto é muito mais profundo.
A fotografia é interessante e já traz aquele olhar bem específico do diretor em outras obras. Campos abertos e espaços bem organizados.
Provavelmente você vai terminar de assistir com ódio, mas irá gostar.

CLASSIFICAÇÃO: BOM

Poster e Ficha Técnica: IMDb

Um comentário:

  1. Assim como você, nem todos os filmes de Kubrick me agradam, porém considero este um belíssimo longa.

    A história é um verdadeiro soco no estômago ao mostrar um injustiça gigantesca cometida por causa da ambição pessoal de um general.

    O filme é um grande exemplo da estupidez da guerra e da hipocrisia humana.

    Até mais

    ResponderExcluir