terça-feira, 13 de março de 2012

Operação Valquíria


título original: Valkyrie
gênero: Ação, Suspense
duração: 121 min
ano de lançamento: 2008
estúdio: MGM, United Artists
direção: Bryan Singer
roteiro: Christopher McQuarrie, Nathan Alexander
fotografia: Newton Thomas Sigel
direção de arte: Cornelia Ott

Baseado em um dos atos mais heróicos da Segunda Guerra Mundial, esse filme conta como se desenvolveu a Operação Valquíria. Após ser ferido em combate, um coronel alemão se une a resistência germânica que se encontra na África para criar o golpe que substituirá Hitler após ele ser morto.
Antes de qualquer coisa temos que lembrar que isso é uma adaptação. Ouvi uma amiga minha, historiadora, comentar na época que tinham muitos erros históricos, mas acredito que alguns pontos tem que ser romanceados ou exagerados para que atraiam a grande massa. Pode até ser que haja alguns erros, mas no todo quem assistiu saberá mais um pouco sobre a história da 2ª Guerrra.
Me incomodou um pouco o detalhe de os personagens, mesmo sendo alemães, falarem só em inglês. Veracidade é bom e eu gosto. Um exemplo muito disso bom é "Bastardos Inglórios" que, mesmo sendo produzido por americanos, tem a língua certa para cada personagem.
Tom Cruise é um ator que não me agrada muito, parece que ele não se desvencilhou daquele estilo "Missão Impossível" de ser; pulos, giros no ar e piruetas.
Um ponto a favor: esse filme tem a mesma música tema de "Jogos Mortais" (que eu acho muito bem construída). Achei que tinha o JigSaw também, mas sempre confundo ele com o Terence Stamp.
Se você conhece bem a história mundial, já imagina como irá acabar, mesmo assim chorei muito nas cenas finais.
É entretenimento, cultura, ação e drama. Super recomendo! 

CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO

Poster e Ficha Técnica: IMDb

Nenhum comentário:

Postar um comentário