segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Rio

título original:Rio
gênero:Animação
duração:1 hr 36 min
ano de lançamento: 2011
estúdio: Blue Sky Studios | Twentieth Century Fox Animation
distribuidora: Twentieth Century Fox Film Corporation (EUA) |
direção: Carlos Saldanha
roteiro: Don Rhymer, Joshua Sternin, Jeffrey Ventimilia e Sam Harper, baseado em história de Carlos Saldanha, Earl Richey Jones e Todd Jones
produção: Christopher Jenkins
música: John Powell, Sérgio Mendes e Will i.am
fotografia: Renato Falcão
direção de arte: Joan Cabot, Peter Chan e Rachel Tiep-Daniels
edição: Harry Hitner e Randy Trager
efeitos especiais:Blue Sky Studios

Blu é uma arara azul que foi parar em Minnesota depois de um contrabando frustrado. Lá ele foi criado por Linda, e ambos viraram muito amigos. Um dia, o biólogo Túlio aparece  os convida a vir para o Brasil, para que Blu acasale com a única fêmea remanescente de sua espécie. O problema é que no meio do caminho surge uma quadrilha que os captura e leva para serem vendidos legalmente. Então eles tem de buscar uma maneira de fugir do grupo e retornar a seus lugares de origem.
Tinham me falado que esse filme, apesar de feito por um brasileiro, esteriotipava muito o país. Eu acho que não, só foi mostrado de uma maneira divertida o pontos mais conhecidos do país lá fora.
Teve gente que me disse: "é ridículo, eles mostram os brasileiros andando com pouca roupa e sambando  tempo todo nas ruas". Mas não me contaram que passava no carnaval, então, vamos combinar que é exatamente o que acontece nessa época do ano?
Achei o gráfico lindo, as paisagens do Rio estão super realistas, a trilha super de acordo - não colocando salsa ou coisas do tipo - e tem um pássaro funkeiro que me matou de rir.
Detalhe a parte os pássaros sambando - achei lindo! Principalmente o clipe no final.
Talvez pareça um pouco preconceituoso aparecerem micos como ladrõeszinhos que batem carteira dos turistas, mas como já disse, acho que chega até a ser uma sátira do Carlos Saldanha com o estereótipo que o estrangeiro tem do brasileiro.
Sem dúvida entrou para os meus favoritos na categoria animação. Super recomendo, é um desenho leve, divertido e bonitinho.

CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO

Poster e Ficha Técnica: IMDb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.