quarta-feira, 27 de julho de 2011

O Gabinete do Dr. Caligari

Título Original: Kabinett des Dr. Caligari
Gênero: Terror
Origem/Ano: ALE/1919
Direção: Robert Wiene
Distribuição em Vídeo: Continental

Dr. Caligari hipnotiza um rapaz para que ele passe a matar a seu mando. As coisas se complicam quando a missão é matar uma jovem moça e o rapaz, mesmo fora de si, se recusa.
Primeiro filme alemão que assisti e foi paixão instantânea.
Uma das primeiras obras do Expressionismo alemão, esse filme é passado todo na ótica do rapaz hipnotizado, por isso toda a cenografia é retorcida e surreal.  jogo de luz e sombra é o grande responsável pelos jogos psicológicos do filme.
Outro detalhe que fez ganhar pontos pra mim: é mudo. Os filmes dessa época, na minha opinião, eram muito mais dramáticos. Pela falta de expressão vocal, os atores tinham que se virar em passar a mensagem pelos braços e feições. Quer dizer, é arte pura.
Os cenários foram feitos com papelão e tinta por artistas expressionistas da época.
Algumas pessoas vêem uma certa ligação desse filme com "Batman", alegando que Tim Burton se inspirou nessa obra para compor a sua. Depois de ler esse comentário, vi a relação na questão de luz e sombra, mas não sei afirmar ao certo.
Não arrisquei assistir novamente por medo de perder o encantamento que tive na primeira vez, mas super recomendo. É uma obra prima e um terror de primeiríssima!

CLASSIFICAÇÃO: MARAVILHOSO 

Poster e Ficha Técnica: WebCine 

Abaixo não é o trailer, e sim, o filme inteiro! =,) . Assim espero pelo menos, porque não tive tempo de rever pra conferir se estava certinho.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.