O Gabinete do Dr. Caligari

poster filme o gabinete do dr. caligari
título original: Das Cabinet des Dr. Caligari
gênero: Terror
duração: 1h 16 min
ano de lançamento: 1920
estúdio: Decla-Bioscop AG
direção: Robert Wiene
roteiro:  Carl MayerHans Janowitz
fotografia: Willy Hameister
direção de arte: Walter Reimann, Walter Röhrig, Hermann Warm


Dr. Caligari hipnotiza um rapaz para que ele passe a matar a seu mando. As coisas se complicam quando a missão é matar uma jovem moça e o rapaz, mesmo fora de si, se recusa.

Primeiro filme alemão que assisti e foi paixão instantânea.

Uma das primeiras obras do Expressionismo alemão, esse filme é passado todo na ótica do rapaz hipnotizado, por isso toda a cenografia é retorcida e surreal. jogo de luz e sombra é o grande responsável pelos jogos psicológicos do filme.

Outro detalhe que fez ganhar pontos pra mim: é mudo. Os filmes dessa época, na minha opinião, eram muito mais dramáticos. Pela falta de expressão vocal, os atores tinham que se virar em passar a mensagem pelos braços e feições. Quer dizer, é arte pura.

Os cenários foram feitos com papelão e tinta por artistas expressionistas da época.

Algumas pessoas vêem uma certa ligação desse filme com "Batman", alegando que Tim Burton se inspirou nessa obra para compor a sua. Depois de ler esse comentário, vi a relação na questão de luz e sombra, mas não sei afirmar ao certo.

Não arrisquei assistir novamente por medo de perder o encantamento que tive na primeira vez, mas super recomendo. É uma obra prima e um terror de primeiríssima, além disso está entre os "1001 filmes para ver antes de morrer"!


CLASSIFICAÇÃO: MARAVILHOSO


Poster e Ficha Técnica: IMDb


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...