quinta-feira, 19 de maio de 2011

Tubarão

título original:Jaws
gênero:Terror
duração:2 hr 3 min
ano de lançamento: 1975
estúdio: Universal Pictures / Zanuck/Brown Productions
distribuidora: Universal Pictures
direção: Steven Spielberg
roteiro: Carl Gottlieb, baseado em livro de Peter Benchley
produção: David Brown e Richard D. Zanuck
música: John Williams
fotografia: Bill Butler
edição: Verna Fields e Steven Spielberg

Um tubarão branco gigante começa a atacar uma praia e se alimentar dos turistas. O prefeito quer abafar o assunto para que não chegue a mídia, mas o xerife se une a um pescador veterano e um ictiologista para tentar vencer o animal.
Temos aqui um dos maiores diretores da história: Steven Spielberg. Como bom grande diretor, consegue construir uma carreira fortalecida e com alguns pontos marcantes. No caso dele diria que é "E.T - O Extraterrestre", "Contatos Imediatos de Terceiro Grau" e esse filme que vos falo agora - na minha humilde opinião.
Deixemos claro uma coisa: não sou fã dele, simplesmente porque os roteiros que ele desenvolve "não fazem meu tipo" - principalmente sua preferência por sci-fi. Mas não é por isso que deixo de admirar sua contribuição para o cinema mundial.
A maior parte das pessoas, acredito eu, vê Spielberg como um diretor de ficção científica. Aqui temos uma obra que foge disso, mas não deixa de lado o fantasioso. 
Como bom filme de terror da década de 70, apesar de ser muito bem produzido paras possibilidades da época, com certeza deve ser considerado trash para os adolescentes de hoje. O personagem do ictologista é que dá o tom mais científico a história.
E o terror, ah o terror! Vemos aí talvez uma leve referência a Alfred Hitchcock, por que não? Aquele pânico tumultuado geral, muito próximo a "Os Pássaros".
Sem esquecer da trilha sonora que é um caso a parte. Você nem precisa ter assistido a esse filme pra saber que se escuta AQUELA música, tem um tubarão por perto. (Que acho bem similar a música principal de "Psicose" também)
Não é dos meus favoritos e não faz muito meu estilo como já disse. se é pra ver suspense/terror prefiro "apelar" para o grande mestre que acabei de citar. Mas sem dúvida alguma é um clássico e está nos anais do cinema. Vale pelo conhecimento da obra. Ou talvez você se apaixone por esse filme, quem sabe?

CLASSIFICAÇÃO: BOM

Poster e Ficha Técnica: IMDb

Um comentário:

  1. Gosto muito de tubarão, mas pra mim o melhor dos filmes que vocÊ citou é Contatos Imediatos, mesmo você não gostanto do lado Sci Fi que ele traz, mas gosto muito desse filme.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.