Fantasia - 1940

poster filme fantasia 1940
título original:Fantasia
gênero:Animação
duração:2 hr 0 min
ano de lançamento: 1940
estúdio: Walt Disney Pictures
direção: James Algar, Samuel Armstrong, Ford Beebe, Hamilton Luske, Jim Handley, Norman Ferguson, T. Hee, Wilfred Jackson, Bill Roberts, Paul Sattersfield
roteiro: Joe Grant e Dick Huemer (sequências de orquestra); Lee Blair, Elmer Plummer e Phil Dike ("Toccata e Fuga em Ré Menor"); Sylvia Moberly-Holland, Norman Wright, Albert Heath, Bianca Majolie e Graham Heid ("Suíte Quebra-Nozes"); Perce Pea
fotografia: James Wong Howe e Maxwell Morgan
direção de arte: Ken Anderson, J. Gordon Legg, Lance Nolley, Yale Gracey, Herbert Ryman e Hugh Hennesy ("Sinfonia Pastoral"); Bruce Bushman, Curtiss D. Perkins, Al Zinnen e Arthur Byram ("Suíte Quebra-Nozes"); Robert Cormack ("Toccata e Fuga em Ré Menor"); H


Filme que integra a música clássica com formas bem criativas de animação.

Mitologia, história do mundo, contos de fada e de bruxa, expressionismo, surrealismo, gente é tudo num lugar só.

É obra de arte pura em todos o sentidos possíveis: gráfico, musical e sétima arte. Sendo assim, está entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".

Só a grande Walt Disney, principalmente na época em que esse filme foi produzido, poderia ter uma idéia tão grandiosa.As grandes composições da música clássica transformadas, transpostas, transmitidas em formato de animação. Não é só trilha sonora, é parte do todo, é parte importante e indispensável da narrativa, é o tema principal.

Posso talvez estar exagerando, acredito que não. Mas se estiver é culpa do fator emotivo. Assisti muito esse filme quando criança, pequena mesmo por volta dos 5 anos, porque meu pai era uma apaixonado por música clássica. Essa então é minha base para tudo que conheço de cinema, talvez esse seja um dos meus grandes influenciadores a não gostar de qualquer porcaria que produzem. Afinal como uma pessoa que começou a assistir filmes como esse que vos falo, e tão nova (meu primeiro filme no cinema foi "O Rei Leão", mas acredito que o primeiro da vida tenha sido esse) pode aceitar qualquer outra produção meia boca que venha depois?

Sempre comentei muito desse filme pro meu namorado e um tempo atrás ele resolveu assistir, foi combo: o original e "Fantasia 2000" de uma vez só. Ele gostou, achou mesmo uma viagem, mas não tanto quanto eu. Por isso digo que você leitor, que ainda não viu, quando assistir pode não se apaixonar tanto quanto a blogueira aqui, mas não deixe de ver.

É uma viagem pela história da humanidade, da música, do cinema, e em partes do ácido - porque os caras foram tão gênios ao criarem esse filme que dá até a impressão de estarem sob efeito de "tóchicos".

obs.: um ponto que me faz acreditar que estou certa que esse filme é tudo que acho é que, na época, ele ganhou 2 Oscars honorários pelo trabalho inovador feito no filme.


CLASSIFICAÇÃO: MARAVILHOSO


Poster e Ficha Técnica: IMDb


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...