Rede de Intrigas

poster filme rede de intrigas
título original: Network
gênero: Drama
duração: 2h 01min
ano de lançamento: 1976
estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)
direção: Sidney Lumet
roteiro: Paddy Chayefsky
fotografia: Owen Roizman
direção de arte: Philip Rosenberg


Howard Beale é um apresentador de TV, após consecutivas quedas de audiência de seu programa, ele é demitido. Ainda cumprindo aviso prévio ele fala em seu programa que se matará ao vivo. A produção o tira imediatamente de lá mas sua declaração causa um rebuliço entre os espectadores. Como o canal está com programas financeiros resolve recolocar Howard na programação, que passa a incorporar um profeta louco, mesmo causando preocupação nas pessoas próximas. Porém, ainda que trazendo muita audiência para o canal Beale passa a incomodar o alto escalão.

A princípio, até acostumar com os personagens, a trama pode parecer um pouco confuso, pois ela não espera, já começa acontecendo tudo. Mas aos poucos as coisas vão entrando nos eixos e a grandeza desse trabalho fica claro.

O roteiro trabalho sublimemente, e com um olhar de dentro, a crítica ao 4º poder, a manipulação das notícias e da população, e também uma forte crítica ao sistema capitalista - mas também aos pseudo sistemas revolucionários.

Faye Dunaway impressiona no papel de uma mulher yuppie, que se posiciona como "um homem de saias" para ser aceita em um meio majoritariamente masculino. Robert Duvall, apesar de não ter muitas cenas, deixa claro sua posição de empresário sanguinário e sem ética.
Agora, quem ocupa grande parte da história e merece destaque pelo que consegue fazer com seu tempo é Peter Finch, cansado do sistema, mas ao mesmo tempo entregue, não fica claro até que ponto ele realmente está tendo um surto psicótico ou usa disso para manipular as pessoas e falar o que quer.

Única coisa que talvez dispensaria do filme é um envolvimento amoroso que não traz muita coisa a trama.

Ainda assim, acredito que é um filme necessário, super atual e contundente. E, até mesmo por isso, merece estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...