O Cantor de Jazz

poster filme o cantor de jazz
título original: The Jazz Singer
gênero: Drama, Musical
duração: 1h 41 min
ano de lançamento: 1927
estúdio: Warner Bros.
direção: Alan Crosland
roteiro: Samson Raphaelson, Alfred A. Cohn, Jack Jarmuth
fotografia: Hal Mohr


Jackie é filho único do solista de uma sinagoga. Quando seu pai o pega cantando em um bar e o puni, ele acaba fugindo de casa. Muitos anos depois, com uma carreira como cantor de jazz, Jackie volta em busca de reconciliação.

Para nós, que estamos vendo esse filme quase 100 anos depois, tudo parece muito melodramático. Mas precisamos tentar olhar com os olhos da época: um rapaz criado em uma religião rígida se rebelando contra ela, quebrando paradigmas. Isso na verdade foi o que formou os novos americanos judeus, que seguiam sua religião com maior flexibilidade.

Agora o que coloca esse filme no corredor dos clássicos é um ponto principal: foi o primeiro longa-metragem sonoro da história. Claro, são só alguns trechos de canções e poucas falas em torno dessas cenas, mas já foi uma grande revolução. Acredito que por isso ele está nos "1001 filmes para ver antes de morrer".

Inclusive a maneira como o som aparece em apenas algumas cenas me remeteu a alguns trechos de "O Artista", com certeza a inspiração veio desse filme.

Só abstrair o black face - que na época era bem comum - e aproveitar essa produção histórica.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

  1. Nossa!!...esse você buscou lá no fundo do baú, hein!! rs
    E valeu pela crítica, pois foi mais uma que eu aprendi!! Realmente não sabia que esse filme foi o primeiro longa-metragem sonoro da história.

    Boa noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tinha assistido?
      Assisti pq está no livro "1001 filmes para ver antes de morrer", estou tentando ver todos.

      Excluir
    2. Ah!...que legal Natália!!Eu tenho ele também ( versão 2012), só que no meu caso...por enquanto, a pretensão de assistir todos eles antes de morrer,só esta na promessa. rs...e pensando bem, é filme pra caramba, e se juntarmos com os filmes mais atuais e as séries (que acho que você deve gostar também), haja tempo para ver tudo!!rs
      Sobre esse filme eu ainda não tive a oportunidade de ver!!
      Deixa eu te perguntar:
      - Vc. já assistiu muitos filmes do livro?
      - Qual o critério que vc. esta usando para assisti-los?
      por década? por gênero?
      - Como vc. esta fazendo para assisti-los?
      Via sites? DVDS?
      Pergunto porque conheço alguns sites que da para assistir filmes clássicos e outros que dão para fazer downloads, e se quiser posso te passar.Acho que vai te ajudar em sua empreitada.

      Te desejo uma boa noite... e tudo de bom!

      Excluir
    3. a versão que tenho é a que tem o Coringa na capa, não sei de que ano é. Mas sigo uma lista no Filmow que coloca todos os filmes de todas as edições, quando acabar o do livro pretendo assistir as alterações que tiveram nas outras edições hahaha
      Já vi 417... mas quando ganhei o livro ja tinha uns 100 assistidos acho.
      Meu critério é o seguinte: todo começo de semana olho a programação da TV pra ver se tem algum do livro ou da minha lista pessoal que vai passar e ai assisto, ordem nenhuma haha No TCM, TelecineCult e Arte1 vira e mexe passa algum do livro.
      Também de vez em quando faço uma busca no Netflix pra ver se tem algum por lá, e tem vários, tô com uma lista de espera pra assistir por lá (quando não passa nd na TV q me interessa assisto algum desses )
      Achei um canal no Youtube que tem filmes antigos que já caíram em domínio publico tb.
      Agora, filmes desse tipo do Cantor de Jazz, que é mto difícil de passar em algum lugar por ser mto antigo, baixei mesmo.

      Excluir
  2. Rsrs...não deixa de ser um bom critério!!
    E pelo visto vc. esta bem abastada de recursos para ver os filmes, mas de qualquer jeito vou passar alguns sites que eu conheço...afinal não custa nada! rs

    Tenha uma Boa Tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. manda sim, sempre útil! E útil pra quem passar por aqui ver tb =)

      Excluir

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...