Banzé no Oeste

poster filme banzé no oeste
título original: Blazing Saddles
gênero: Comédia, Faroeste
duração: 01h 33min
ano de lançamento: 1974
estúdio: Warner Bros.
direção: Mel Brooks
roteiro: Mel Brooks, Norman Steinberg, Andrew Bergman, Richard Pryor, Alan Uger
fotografia: Joseph F. Biroc
direção de arte: Peter Wooley


Rock Ridge é uma pequena cidade que logo terá uma linha de trem passando próxima a ela. Sabendo de como isso valorizará a região, Hedley Lamar resolve expulsar todos os moradores da cidade para poder tomar para si as terras. Para isso manda um bando aterrorizá-los e ,a pós a morte do xerife, coloca em seu lugar um negro que terá problemas para ganhara confiança da população.

Eu adoro faroeste, mas essa paródia é melhor ainda. Não apenas tira sarro das situações clássicas como: um xerife ameaçado de morte, um imbatível pistoleiro; mas até das trilhas sonoras que narram parte da história.

O filme vai do pastelão até talvez o nascimento do besteirol (naquela época a vulgaridade ainda era usada como arma para chocar o público), mas principalmente namora com o nonsense e ainda mantém uma crítica social.

A forma como o roteiro ridiculariza o racismo dos brancos é tão bem construída que a única conclusão é de que não faz sentido alguém ser preconceituoso (o que deveria ser o senso comum e ainda é um tema muito atual).

Cleavon Little rouba tanto a cena que até consegue deixar Gene Wilder um pouco apagadinho.

Pra fechar com chave de ouro a sequência final é extremamente surreal e ainda mais divertida. Obrigada "1001 filmes para ver antes de morrer" por trazer esse filme para a minha lista!


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...