Sem Novidades no Front

poster filme sem novidades no front
título original: All Quiet on the Western Front
gênero: Drama, Guerra
duração: 2h 16 min
ano de lançamento: 1930
estúdio: Universal Pictures
direção: Lewis Milestone
roteiro: Erich Maria Remarque , Maxwell Anderson, George Abbott, Del Andrews, C. Gardner Sullivan, Walter Anthony, Lewis Milestone
fotografia: Arthur Edeson, Karl Freund


Sete estudantes alemães se alistam ao serviço militar, no início da Primeira Guerra Mundial, instigados por um professor com um discurso nacionalista. Chegando ao treinamento, e depois ao front, eles percebem que a guerra não era algo tão honroso como lhes foi narrado.

Primeiro é muito interessante observar como o filme é pacifista, trabalhando muito os questionamentos sobre as loucuras e futilidades da guerra, além de a quem ela atende (há um diálogo muito bom sobre o que indústrias e governo ganham com a guerra). Inclusive é considerado um dos maiores filmes anti-guerra de todos os tempos.

Outro ponto que achei incrível foram as próprias cenas de guerra, não é atoa que foi considerado um dos filmes mais violentos da época. Além disso, a forma como são feitas as tomadas, dinâmicas e intensas, faz com que um desavisado - que pegue o filme no meio - acredite que seja um filme atual e não de 1930.

Fiquei curiosa se, a cena dos novatos no alojamento, pode ter inspirado Stanley Kubrick em "Nascido Para Matar". Vi algumas similaridades entre os dois.

Obrigada "1001 filmes para ver antes de morrer" por mais uma descoberta incrível.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...