O Que é Isso Companheiro?

poster filme o que é isso companheiro?
gênero: Drama
duração: 1h 50 min
ano de lançamento: 1997
estúdio: Columbia Pictures Television Trading Company
direção: Bruno Barreto
roteiro: Fernando Gabeira, Leopoldo Serran
fotografia: Félix Monti
direção de arte: Marcos Flaksman, Alexandre Meyer


Em 1964 há o golpe militar no Brasil. Em 1968 é promulgado o AI-5 , que acaba com a liberdade de imprensa e tira direitos civis. Após ele, muitos estudantes se juntam a luta armada. Um desses grupos, o MR-8, decide sequestrar o embaixador americano, pedindo como resgate a libertação de alguns presos políticos.

Acho que o mais bacana nesse filme é o retrato cru de um período duro de nossa história. Ninguém é endeusado ou completamente crucificado. Os militantes são mostrados com seus ideias, mas ao mesmo tempo com sua inocência. Os militares, sem deixar de expor suas crueldades, também são retratados junto a suas famílias.

O ritmo da história é perfeito. Vai numa crescente, gerando nervosismo e ansiedade até o clímax, e mesmo após o desfecho a história ainda se estica mais um pouco para por um ponto final completo.

De princípio é um pouco difícil ver tantos atores marcados por personagens de comédia atuando em papéis mais do que sérios(Fernanda Torres, Luiz Fernando Guimarães, Pedro Cardoso, Selton Mello). Mas o comprometimento é tão grande que o estranhamento logo passa e você se vê completamente envolvido pela trama.

A participação de um ator realmente americano no papel do embaixador, Alan Arkin, deu ainda mais veracidade à história.

Com certeza entrou para os meus favoritos nacionais.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e Ficha Técnica: IMDb


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...