quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Diário de Um Adolescente

título original: The Basketball Diaries
gênero: Drama, Policial
duração: 102 min
ano de lançamento: 1995
estúdio: New Line Cinema
direção: Scott Kalvert
roteiro: Jim CarrollBryan Goluboff
fotografia: David Phillips
direção de arte: Christopher Nowak

Jim deseja ser um astro no basquete, mas os altos e baixos da adolescência acabam o levando para as drogas. Ele é expulso do colégio, de casa e descobre o submundo.
O mundo das drogas foi tema recorrente da década de 90, mas o que vemos aqui é uma mistura entre esse tema e a abordagem sobre a adolescência. Jovens sem muita perspectiva encontra uma válvula de escape nas drogas.
Esse filme me fez pensar muito sobre a carreira de Leonardo DiCaprio e sua corrida incessante pela estatueta do careca dourado. Lógico que sem "Titanic" provavelmente ele não teria alcançado uma carreira meteórica, mas será que sem ele e as seguintes obras água com açúcar ele não teria sido melhor valorizado? Vendo obras como essa e "Gilbert Grape -  Aprendiz de Sonhador", anteriores à super produção, mostram todo o potencial que o ator tinha e acabou sendo sub utilizado em favor dos papéis de galã. O obrigando a, depois, ter que se esforçar mais ainda para provar quão grande ator é.
A fotografia e trilha sonora se casam perfeitamente. As músicas são escolhidas a dedo para valorizar cada minuto de distorções de câmera durante os delírios das drogas. (Bem naquele estilo ans 90, MTV, "Trainspotting")
Apesar de ser uma trama pesada, você imerge completamente e quando vê o filme passou em um segundo.

CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO

Poster e Ficha Técnica: IMDb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.