Diário de Um Adolescente

poster filme diário de um adolescente
título original: The Basketball Diaries
gênero: Drama, Policial, Biografia
duração: 102 min
ano de lançamento: 1995
estúdio: New Line Cinema
direção: Scott Kalvert
roteiro: Jim Carroll, Bryan Goluboff
fotografia: David Phillips
direção de arte: Christopher Nowak


Jim deseja ser um astro no basquete, mas os altos e baixos da adolescência acabam o levando para as drogas. Ele é expulso do colégio, de casa e descobre o submundo.

O mundo das drogas foi tema recorrente da década de 90, mas o que vemos aqui é uma mistura entre esse tema e a abordagem sobre a adolescência. Jovens sem muita perspectiva encontra uma válvula de escape nas drogas.

Esse filme me fez pensar muito sobre a carreira de Leonardo DiCaprio e sua corrida incessante pela estatueta do careca dourado. Lógico que sem "Titanic" provavelmente ele não teria alcançado uma carreira meteórica, mas será que sem ele e as seguintes obras água com açúcar ele não teria sido melhor valorizado?

Vendo obras como essa e "Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador", anteriores à super produção, mostram todo o potencial que o ator tinha e acabou sendo sub utilizado em favor dos papéis de galã. O obrigando a, depois, ter que se esforçar mais ainda para provar quão grande ator é.

A fotografia e trilha sonora se casam perfeitamente. As músicas são escolhidas a dedo para valorizar cada minuto de distorções de câmera durante os delírios das drogas (bem naquele estilo ans 90, MTV, "Trainspotting").

Apesar de ser uma trama pesada, você imerge completamente e quando vê o filme passou em um segundo.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e Ficha Técnica: IMDb


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...