12 Homens e Uma Sentença

poster filme doze homens e uma sentença
título original: 12 Angry Men
gênero: Drama
duração: 96 min
ano de lançamento: 1957
estúdio: Orion-Nova Productions
direção: Sidney Lumet
roteiro: Reginald Rose
fotografia: Boris Kaufman


O filme gira em torno do julgamento de um menino que matou o pai. O juri, composto por 12 homens, deve decidir se o rapaz é culpado ou não. De princípio parece que a decisão será fácil, 11 deles o consideram culpado, menos um, que tenta mostrar aos outros suas razões por considerá-lo inocente.

Vai ser difícil falar desse filme. Difícil porque não tem como comentar a perfeição. haha (óbvio que está entre os "1001 filmes para ver antes de morrer", né?)

Estamos falando de um filme que já tem quase 60 anos, preto e branco e que se passa em um único ambiente durante todo o filme. Elementos que para muitos podem soar como um empecilho para se dispor a assistir, e é aqui que vem o pulo do gato.

Apesar da idade, seu tema é extremamente atual e, infelizmente, acho que nunca deixará de ser. Preconceito racial e sobre classe social, suposições pessoais; o roteiro trabalha de maneira impecável todas as vertentes que podem influenciar a opinião de uma pessoa.

O preto e branco e a única locação trazem a tensão que a história pede e , apesar disso, o filme tem um desenvolvimento nada cansativo.

O elenco parece que foi escolhido a dedo. Todos os atores estão na sua melhor forma e entregues por completo. Cada uma das atuações adiciona mais ainda ao roteiro bem elaborado.

Não tenho mais palavras para expressar o quanto esse filme é incrível, só assistindo para saber.

Sabe como sei que um filme realmente me marcou? Chegou ao final tendo arrepios pelo corpo, como se tivesse passado por uma experiência paranormal (louca né? haua) e foi assim com esse.

Quando começaram a subir os créditos eu estava assim:





CLASSIFICAÇÃO: MARAVILHOSO


Poster e Ficha Técnica: IMDb


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...