segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

A Experiência

título original: Das Experiment
gênero: Drama, Suspense
duração: 120 min 
ano de lançamento: 2001
estúdio: Typhoon, Fanes Film
direção: Oliver Hirschbiegel
roteiro: Mario Giordano, Christoph Darnstädt, Don Bohlinger
fotografia: Rainer Klausmann
direção de arte: 
Andrea Kessler

Um grupo de cientistas seleciona 20 pessoas para participarem de um experimento científico. Eles passarão duas semanas confinados, metade fazendo o papel de policiais e a outra metade de prisioneiros. No começo a camaradagem reina, mas depois de um tempo as coisas começam a sair do controle.
Há algum tempo eu já começo a assistir filmes alemães com uma sensação boa, esse veio para consolidar a preferência.

Que roteiro, senhoras e senhores, que roteiro! Baseado em um experimento real - a quem interessar há mais informações aqui - temos um suspense de mão cheia. Lógico que as consequências finais são exageradas para trazer mais dramaticidade a trama, mas não duvido que se a experiência real tivesse durado o mesmo tempo da ficcional talvez as coisas tivessem saído do controle de forma próxima.
Você já percebe desde o começo que vai dar merda, com todo respeito. A partir daí, você passa todo o resto do filme esperando que as coisas saem do controle. Chegou um ponto do filme que eu estava quase tendo uma crise de ansiedade de tão envolvida que estava com a história.
A trama trabalha de forma espetacular como o poder influencia o comportamento humano e como esse é um dos maiores problemas de nossa sociedade.
O elenco também é ótimo dando pontos a mais a história. Começo a acreditar que Moritz Bleibtreu é o Ricardo Darín da Alemanha.
Recomendo mil vezes. Inclusive, está esperando o que pra começar a assistir?

CLASSIFICAÇÃO: MARAVILHOSO

Poster e Ficha Técnica: IMDb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.