Poltergeist - O Fenômeno

poster filme poltergeist o fenômeno
título original: Poltergeist
gênero: Terror
duração: 114 min
ano de lançamento: 1982
estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)
direção: Tobe Hooper
roteiro: Steven Spielberg, Michael Grais, Mark Vitor
fotografia: Matthew F. Leonetti
direção de arte: James H. Spencer


Um jovem casal, com seus 3 filhos, moram em uma casa do condomínio em que o pai é corretor. Certa noite acordam com a filha menor conversando com a tela da TV, depois de uns dias os móveis da casa começam a se mover sozinhos. Certo dia, durante uma tempestade, a menina some dentro do armário de seu quarto. A família busca ajuda de parapsicológos para ajudá-los a enfrentar forças de outro mundo.

Filme de terror dos anos 80. Para quem teve a adolescência no final da década de 90 início de 2000, assim como eu, tudo parece muito tosco. Lógico que temos que considerar que eram os efeitos disponíveis na época.

Deixando de lado o recorrente pensamento de "por que eles não saíram da casa nos primeiros sinais?" - o que destruiria a possibilidade da trama continuar - logo no começo tudo parece muito mais uma comédia do que um filme de terror. Eu pelo menos passei quase todo o filme tendo crises de riso.

Mas aí chega o momento final do filme: Será que a menina será salva? A casa será exorcizada? Tudo isso cria uma tensão tão, mas tão, grande que você não consegue deixar de entrar no suspense mesmo os efeitos continuando toscos. Sim, ri muito durante todo o filme mas fui dormir com medo de sonhar com aquilo.

Com certeza é essa habilidade de construir uma trama misteriosa e tensa de forma atemporal que colocou esse filme entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".

Estava pesquisando algumas coisas aqui antes de postar e descobri que as duas filhas morreram pouco tempo depois do filme, uma morta pelo namorado, outra - a principal - morreu durante as gravações do último filme dessa trilogia em decorrência de uma doença intestinal. =(


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...