segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Lincoln

título original: Lincoln
gênero: Drama
duração: 150 min
ano de lançamento: 2012
estúdio: DreamWorks SKG
direção: Steven Spielberg
roteiro: Tony Kushner, Doris Kearns Goodwin
fotografia: Janusz Kaminski
direção de arte: Rick Carter

A história do presidente americano Abraham Lincoln e de como, durante a Guerra de Secessão, ele lutou para aprovar a 13ª Emenda.
Se fosse para definir esse filme em uma palavra, para mim seria: superestimado.
Daniel Day-Lewis está ótimo? Com certeza, mas porque ele é um ator de alta qualidade, não há como saber se ele foi fiel as características de seu personagem.
A fotografia é bem bacana, mas o roteiro é conduzido de uma maneira que deixa o telespectador cansado.
Porém, o que mais me incomodou aqui foi a colocação de Lincoln como herói, sendo que, em algumas cenas vê-se claramente que a 13ª Emenda foi uma jogada política e que ele não concordava de todo com a igualdade racial. Além do mais, o processo de arrecadação de votos a favor não foi praticamente um mensalão?
Não conheço profundamente a história americana para analisar, mas vejo como uma leiga, assim como acredito que seja 80% da população brasileira que assistiu a esse filme.
Dessa vez não farei post sobre o Oscar, pois não consegui ver nem metade dos que concorriam, mas vale colocar um parecer aqui pois, Lincoln era cogitado como um dos favoritos e acabou saindo como o grande perdedor por levar apenas 2 das 12 indicações. Achei justo. Única estatueta que achei MUITO errada foi de melhor atriz para Jennifer Lawrence em "O Lado Bom da Vida"; sério? Esse filme nem deveria estar concorrendo ao Oscar.

CLASSIFICAÇÃO: BOM

Poster e Ficha Técnica: IMDb

Nenhum comentário:

Postar um comentário