Um Dia De Cão

poster filme um dia de cão
título original: Dog Day Afternoon
gênero: Drama
duração: 125 min
ano de lançamento: 1975
estúdio: Artists Entertainment Complex
direção: Sidney Lumet
roteiro: P.F. Cluge, Thomas Moore, Frank Pierson, Leslie Waller
fotografia: Victor J. Kemper
direção de arte: Charles Bailey


Baseado em fatos reais, dois ladrões resolvem assaltar um banco em Nova York, mas o plano não sai como o esperado, a polícia aparece no local, e o que era para ser apenas um roubo acaba virando um sequestro.

O desenrolar dessa história é muito interessante. O assalto virando um show pelos meios de comunicação, a platéia se posicionando a favor dos bandidos e os reféns se mostrando "parceiros" deles.

Não só uma crítica a cultura da época, esse filme analisa os bandidos como representantes de uma parcela da sociedade que foi deixada no limbo. O desespero e despreparo de ambos não é só uma amostragem do assalto, mas uma condição de vida que não propiciava possibilidades.

Al Pacino e John Cazale estão ótimos nos papéis dos bandidos; despreparados, ignorantes e ao mesmo tempo revoltados com a situação em que a sociedade se encontra.

[SPOILER/] Para a época, o personagem "machão" de Al Pacino, ser casado com um transsexual pode ter sido um choque, isso até se reflete um pouco no posicionamento da platéia no local, que antes o apoiava e passava a tirar sarro dele. [\SPOILER]

Você entra no dia de cão, durante o desenvolvimento de uma trama criada para ser arrastada, é fácil que você se sinta um dos reféns, esperando somente para ver qual será o desfecho. Por essa razão e pelo tom crítico do roteiro acredito válido estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".

É um filme de grande qualidade, mas por algum motivo não me pegou completamente. O respeito como obra, mas não se tornou um dos meus queridinhos. Se for para escolher um dia, prefiro "Um Dia de Fúria".


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...