quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O Encouraçado Potemkin


título original: Bronenosets Potyomkin
gênero: Drama 
duração: 75 min 
ano de lançamento: 1925 
estúdio: Goskino 
direção: Sergei M. Eisenstein 
roteiro: Nina Agadzhanova, Nikolai Aseyev, Sergei M. Eisenstein, Sergei Tretyakov 
fotografia: Eduard Tisse, Vladimir Popov 

Rússia, vê-se o presságio a Revolução de 1917 quando, no navio de guerra Potemkin, há um levante de seus marinheiros por estarem cansados de serem maltratados, o clima cada vez vai ficando mais tenso, mas isso é apenas o começo da tragédia.
Um roteiro que conta de maneira dramática e muito emocionante, apesar de um pouco arrastado em alguns trechos, uma parte muito importante da história russa - e que na época ainda era recente. É bom já assistir tendo em mente que é uma obra extremamente nacionalista por na época as produções serem patrocinadas pelo Estado, não necessariamente você irá concordar com as posições que são tomadas.
A fotografia foi o que mais me marcou nessa obra, os ângulos inovadores, a dinâmica das imagens. Algo ali me remete um pouco do surrealismo ou do expressionismo alemão, mas não consigo especificar o quê.
Sobre a cena da escadaria, não há o que dizer, só vendo no contexto total do filme para entender o peso dessa cena na história do cinema.
Apesar de ser "curto", seus 75 minutos se tornam longos pela complexidade e densidade da trama. Esteja relaxado quando for assistir, se não essa linda obra poderá se tornar um fardo.

CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO

Poster e Ficha Técnica: IMDb

Dessa vez não é trailer, é o filme inteiro! ;) 

Um comentário:

  1. Baixar o Filme - O Encouraçado Potemkin - http://mcaf.ee/pzq3m

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.