quinta-feira, 7 de julho de 2011

Gritos e Sussurros

título original:Viskningar Och Rop
gênero:Drama
duração:1 hr 30 min
ano de lançamento: 1972
estúdio: Cinematographica AB / Svenska Filminstituet
distribuidora: New World Pictures
direção: Ingmar Bergman
roteiro: Ingmar Bergman
produção: Lars-Owe Carlberg
música:
fotografia: Sven Nykvist
figurino: Marik Vos-Lundh
edição: Siv Lundgren

Em uma casa no campo, uma mulher muito doente recebe cuidados de duas irmãs e de uma empregada que perdeu a filha recentemente, e dá a ela todo o carinho possível. Dentro desse ambiente de amor e tristezas, lembranças e imaginações tomam conta das pessoas.
A história é toda baseada nas emoções, boas ou ruins, dessas mulheres. É muita informação emocional para um filme só. Praticamente um tratado psicológico. Conflitos, dramas interiores, frustrações. Tudo condensado em uma hora e meia.
Grande parte do filme e rodado em tons pastéis, mas algumas cenas são em tons vermelhos - o que dá ao desenrolar da trama mais tensão psicológica.
Para aqueles que analisam filmes do ponto de vista artístico, esse pode ser um prato cheio.
Mas eu não consigo ver só por esse lado, só por todo o conteúdo intelectual inserido. Cinema pra mim, antes de tudo, é uma maneira de entretenimento e de descansar a cabeça da vida real. Não consegui isso com esse filme, na verdade só fui ficando a cada minuto mais estressada e angustiada. Sim, é essa a intenção, mas isso me deixou muito incomodada.
A falta de trilha sonora foi outro ponto, que reforçou bastante a idéia principal do roteiro, mas me deixou muito cansada. Terminava o dia, mas não terminava a 1h30 de filme.
Para os poucos e bons que querem apreciar a obra de arte e depois ficar filosofando sobre a natureza humana, os percalços da vida e seus dramas psicológicos, é uma ótima pedida.
Para todo o resto que, assim como eu, buscava entretenimento com conteúdo, não recomendo.

CLASSIFICAÇÃO: PÉSSIMO

Poster e Ficha Técnica: IMDb

8 comentários:

  1. Eu sou fã de Bergman mas não vou xingar não. Acho que o único filme dele que consegui ver mais de uma vez foi Morangos Silvestres.

    ResponderExcluir
  2. ufaa @jornaltupy =) assim q se abre um diálogo sobre um assunto q duas pessoas discordam. Conheço mta gente q gosta, mas eu ñ consigo. Ps.: se tivesse me xingado eu ñ teria publicado o comentário hauah

    ResponderExcluir
  3. Você mostra incoerência no seu post. Você disse que o filme causa stress e angústia, por que esse é objetivo dele. Oras, se o cineasta conseguiu passar essa sensação, parabéns para ele! Você não pode deixar que apenas o seu gosto pessoal faça classificar uma obra linda como essa com um "PÉSSIMO".

    ResponderExcluir
  4. Ô Santista malaa viu! Tinha quer ser discipulo do Neymar ahuahua mas a ideia é separar as coisas, como arte muitos podem achar maravilhoso, mas como disse no post, como entreteimento - q era o q eu buscava - é péssimo =)

    ResponderExcluir
  5. eu tambem não gostei desse, quando eu terminei de assistir, o que veio a minha cabeça foi "e daí?". o filme pode até ter todo esse fundo psicologico, mas é muito distante e não disperta o interesse do espectador. Não é pq eu não entendi, tem varios filmes que eu não entendo por inteiro e adoro (alguns do lars von trier por exemplo). E esse negocio de que o diretor conseguiu o objetivo dele não tem nada a ver, quer dizer então que se eu fizer um filme com o objetivo de ser o pior do mundo e conseguir isso, eu mereço palmas? claro que não

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu comentário Caio! Falou tudo!

    ResponderExcluir
  7. concordo com vc, o filme pode ter uma intenção boa, mas eu ficava contando os minutos pro filme acabar. tive q parar 2 vezes até conseguir terminar (e olha q eu sou resistente)

    mesmo assim, quero ver outros filmes dele, pq não é possível q um cara q inspirou woody allen (como todo mundo diz, q ele imita bergman) possa ser tão chato e desinteressante.

    ResponderExcluir
  8. Ana assiste Morangos Silvestres, bem melhor! É outra coisa! Gostei mais de O Sétimo Selo do que de Morangos, mas esse último é mais fácil de digerir =)

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.