terça-feira, 14 de setembro de 2010

Lolita - 1962

  • título original:Lolita
  • gênero:Drama
  • duração:02 hs 32 min
  • ano de lançamento:1962
  • estúdio:Steven Arts Production / Anya / Harris-Kubrick / Transwood
  • distribuidora:MGM
  • direção: Stanley Kubrick
  • roteiro:Vladimir Nabokov, baseado em livro de Vladimir Nabokov
  • produção:James B. Harris
  • música:Bob Harris e Nelson Riddle
  • fotografia:Oswald Morris
  • direção de arte:William C. Andrews
  • figurino:Gene Coffin
  • edição:Anthony Harvey
Após se interessar por uma ninfeta de 14 anos, professor universitário se casa com a mãe dela só para estar próximo da garota. Quando a mulher morre ele resolve então seduzir a enteada, mas as coisas não saem exatamente como ele desejava.
Eu não duvido nada que a garota que fez a protagonista teve alguns bons anos de terapia após o filme; com um roteiro tão controverso, ainda mais naquela época e numa nação tão moralista como os EUA. Com apenas 16 anos Sue fez o papel que a consagrou para o resto da vida, uma ninfeta extremamente sensual envolvendo um homem muito mais velho.
Do fundo do meu coração tenho um certo problema com Stanley Kubrick, de amor e ódio. Tenho muito respeito pela revolução que ele fez no cinema. Gostei muito desse filme e toda as rachaduras da sociedade e provocações feitas a ela durante o desenvolvimento da história; outro que gostei muito foi "O Iluminado", mas mesmo respeitando toda a diferenciação dos filmes não consigo gostar de "Laranja Mecânica" e "2001:Uma Odisséia No Espaço"
Ainda estou aprendendo a me relacionar com esse gênio, mas com certeza esse filme foi um ponto positivo nisso.

CLÇASSIFICAÇÃO: ÓTIMO

Poster e Ficha Técnica: IMDb

Um comentário:

  1. tomara que aprenda a gostar, ele é meu diretor preferido e esse filme é lindo demais. A cena inicial é genial.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.