terça-feira, 17 de novembro de 2009

Fitzcarraldo

  • Direção:Werner Herzog
  • Ano: 1982 
  • País: Alemanha, Peru
  • Gênero: Aventura, Drama
  • Duração: 158 min. / cor
  • Título Original: Fitzcarraldo
Um alemão, apaixonado por ópera - principalmente Caruso, sonha em levar para o meio da Amazônia peruana um teatro de ópera. Para alcançar isso resolve fazer fortuna com a borracha, indo a um local ainda desocupado através de um barco, atravessando-o para tal região por uma área de mata sendo levado pelos índios.
Confesso que achei um tanto maluco esse filme, mas é incrível a clareza com que se vê a repercussão no exterior de que a Amazônia é terra de ninguém, e como a exploração dessa região e de sua população é demasiada. As cenas em que se mostram árvores centenárias sendo derrubadas para a passagem do barco são revoltantes, e sinceramente espero que tenham sido feitas através de montagem e maquetes, pois se foram derrubadas de verdade vou pensar bem antes de recomendar esse filme.
O melhor de tudo é ver participações de Milton Nascimento, Grande Otelo e José Lewgoy nessa obra que com certeza te proporcionará uma boa dose de loucura.

Classificação: BOM

Ficha técnica: IMDb

5 comentários:

  1. Vou aproveitar o feriado e alugar uns filminhos...
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu sou uma pessoa que teno muitaaa preguiça de ir até a locadora. Preciso vencer isso viu!!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Assisti esse filme ontem. Tava lendo um pouco sobre ele, dizem que a cena do barco foi feita sem efeito especias (que com certeza teve que derrubar muitas árvores), e que a contratação dos indígenas foi de subexploração e a imprensa alemã chegou a responsabiliza-lo de massacre de nativos.
    E em um outro filme dele, "Coração de Cristal", ele dirigiu os atores usando técnica de hipnose.
    E coloque dose de loucura em ...

    ResponderExcluir
  4. Sério Vinicius?? Loucura ein?! Bacana por um lado saber q n teve efeitos especiais, mas por outro péssimo. Fiquei um pouco decepcionada que um filme que gosto tanto foi tão desumano em sua produção

    ResponderExcluir
  5. É também fiquei impressionado quando li. Eu comprei esse dvd, faz parte da coleção da Folha (cineeuropeu), ai vem um livro junto que fala um pouco sobre o diretor, o filme e um pouco também do ator principal, e era oque dizia no livro.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.