terça-feira, 8 de novembro de 2016

Império do Sol

título original: Empire of the Sun
gênero: Guerra, Drama
duração: 02h 33 min
ano de lançamento: 1987
estúdio: Amblin Entertainment, Warner Bros.
direção: Steven Spielberg
roteiro: J.G. Ballard, Tom Stoppard
fotografia:
 
Allen Daviau
direção de arte: Norman Reynolds

Jim, um garoto de 11 anos, vive uma vida de alto padrão com sua família em Shangai. Quando o Japão invade a China ele acaba se separando dos pais e o obrigando a aprender a se defender para sobreviver.
Como quase todo filme americano sobre guerra o patriotismo é latente, deixemos isso de lado. Aqui o que mais vale é a visão de uma criança sobre a guerra, de dentro desta. A forma como interage com o mundo em alguns momentos como se vivesse uma vida comum e em outros se mostra extremamente perturbada com o que está acontecendo é chocante.
Estamos falando de Steven Spielberg conduzindo um filme de guerra, não podemos esperar nada menos do que um filme com uma boa linha narrativa, bem desenvolvido e com enquadramentos tocantes.
Quanto ao ator principal, temos aqui Christian Bale com 13 anos - mas já com sua cara - e esbanjando talento. Incrível o que ele constrói com esse personagem com tão pouca idade. A maneira como em alguns momentos parece sair da realidade e beirar a loucura é impressionante e comovente.
Para ajudar temos John Malkovich fazendo uma parceria perfeita com o então garoto Bale. Os dois juntos funcionaram muito bem.
Acredito ser difícil ficar indiferente a essa filme, conseguiram aqui construir uma visão fora do comum sobre a guerra. 

CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO

Poster e Ficha Técnica: IMDb

Nenhum comentário:

Postar um comentário