quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Oldboy

título original: Oldeuboi
gênero: Suspense, Ação, Drama
duração: 02h 
ano de lançamento: 2003
estúdio: Egg Films
direção: Chan-wook Park
roteiro: Garon Tsuchiya, Nobuaki Minegishi, Chan-wook Park, Chun-hyeong Lim, Jo-yun Hwang, Joon-hyung Lim
fotografia: 
Chung-hoon Chung
direção de arte: Seong-hie Ryu

Após uma bebedeira Oh Dae-su é preso sem uma exata justificativa e por lá fica durante 15 anos. Quando é solto tem 5 dias para entender o que aconteceu com sua esposa e filha e buscar vingança contra quem mandou lhe prender.
Esses filme está no "1001 filmes para ver antes de morrer" e eu o achei na Netflix. Estava enrolando para assistir até que vi que sairia do catálogo e resolvi tomar vergonha na cara. Me arrependo amargamente... De não ter assistido antes. Mais um filme que veio para me ensinar a perder o preconceito com cinema oriental.
Não é um filme para pessoas com estômago fraco (quase passei mal em alguns momentos do filme que citarei depois com spoilers) e digo isso não só pelas cenas fortes mas pelo roteiro que em alguns momentos extrapola os limites aceitáveis pela sociedade.

A loucura está vívida tanto no olhar quanto no sorriso de Min-sik Choi, principalmente no sorriso perturbador e que com certeza fiará guardado na memória.
A fotografia traz um quê daqueles luminosos de cassino ou bar de stripper. Muitas cores contrastantes, principalmente verde e vermelho, seduzem o olhar te fazendo passear por toda a cena.
Junte isso a uma trilha sonora de arrepiar, que mistura baladas com músicas clássicas, encaixada nos momentos exatos e temos uma receita que funciona e prende a atenção.

O roteiro trabalha bem a mistura de drama, suspense e ação. Ainda colocando um toque de polêmica, o que acaba sendo o plot-twist e a pimenta do filme, por mais nojento que pareça no final das contas.
Me surpreendi de maneira positiva e agora pretendo ver os outros dois filmes da trilogia vingança. Espero não me decepcionar.
Agora vamos aos SPOILERS: Dae-su come uma lula em uma das cenas, viva; eu esperava que fosse efeito gráfico, mas não, realmente foram usadas três lulas até chegar ao resultado final da cena. Eu não consegui terminar de olhar pois meu estômago começou a revirar, mas convenhamos que é uma cena e tanto. Outro ponto é a extração de dentes ao som das Quatro Estações de Vivaldi, simplesmente genial.

CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO

Poster e Ficha Técnica: IMDb

Nenhum comentário:

Postar um comentário