A Mulher faz o Homem

poster filme a mulher faz o homem
título original: Mr. Smith Goes to Washington
gênero: Drama, Comédia
duração: 02h 09 min
ano de lançamento: 1939
estúdio: Columbia Pictures Corporation
direção: Frank Capra
roteiro: Sidney Buchman, Lewis R. Foster, Myles Connolly
fotografia: Joseph Walker


Smith é um rapaz simples e interiorano que cai de paraquedas no Senado ao ser escolhido para substituir um senador que acabara de falecer. Ele chega à Capital cheio de sonhos e planos, mas aos poucos começa a ver a realidade por trás da política.

Esse filme tem quase 80 anos e é incrivelmente atual. Vê-se como a troca de favores e como os interesses dos grandes são priorizados desde sempre. Também é interessante observar como é institucional a figura entrar para política com ideais fortes e acabar cedendo aos jogos políticos em função de conseguir andar com projetos.

Apesar do filme ser bem patriótico e enaltecer muito a constituição dos EUA, isso pode ser lido como uma valorização das liberdades e da importância de se cuidar das crianças desde a primeira infância.

O filme é sim utópico, característica comum nos filmes de Frank Capra querer passar sempre uma lição. O que talvez falte um pouco hoje em dia e que tem seu valor.

James Stewart caiu como uma luva no papel, com seu rosto de pessoa boa e sua atuação muito convincente de alguém puro e honesto. Jean Arthur também merece atenção, sua transformar de alguém desacreditada do mundo em alguém com um pouco de fé é visível apenas por suas feições.

Para alguns esse filme antigo pode parecer até um pouco bobo, mas a mensagem ainda é muito forte. Por isso, merece seu lugar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...