Uma Verdade Inconveniente

poster filme uma verdade inconveniente
título original: An Inconvenient Truth
gênero: Documentário
duração: 01h 36 min
ano de lançamento: 2006
estúdio: Lawrence Bender Productions
direção: Davis Guggenheim
fotografia: Davis Guggenheim, Robert Richman


O ex-candidato a presidente dos EUA, Al Gore, apresenta verdades, mitos e soluções para o aquecimento global.

Esse é um tema que sempre me interessou, inclusive minha iniciação científica teve um pouco haver com isso. Tento ao máximo viver de forma coletiva e prego isso. Reciclar, usar menos carro e mais transporte coletivo, economizar água e luz, enfim. Mas o nosso trabalho, como cidadãos, é um grãozinho de areia perto do que os governantes e empresas deveriam fazer para realmente mudar o quadro climático do mundo.

E é isso que é enfatizado por Al Gore, não sei até que ponto como uma crítica a seus adversários políticos ou realmente por um interesse global.

Já vi em alguns lugares argumentações de que ele só pegou os casos extremos e que isso torna a pesquisa questionável. Sim, são casos extremos, mas acredito que isso não invalide o todo.
Quanto ao estilo do documentário, o achei um pouco cansativo. Praticamente é uma palestra do TED intercalada com algumas imagens das catástrofes ou da vida pessoal de Al Gore.

Assumo que esperava mais, que fosse mais impactante. De qualquer forma é muito válido alguém com a visibilidade de Al Gore falar sobre um tema tão importante. Agora, ele ter ganhado o Nobel da Paz por esse projeto no lugar de Irena Sandler é de doer o coração.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...