O Jardim Dos Finzi-Contini

poster filme o jardim dos finzi-contini
título original: Il Giardino dei Finzi Contini
gênero: Drama, Guerra
duração: 01h 34 min
ano de lançamento: 1970
estúdio: Documento Film
direção: Vittorio De Sica
roteiro: Giorgio Bassani, Vittorio Bonicelli , Ugo Pirro, Vittorio De Sica, Franco Brusati, Alain Katz, Tullio Pinelli, Cesare Zavattini, Valerio Zurlini
fotografia: Ennio Guarnieri
direção de arte: Giancarlo Bartolini Salimbeni


Filme retrata a adaptação, aos poucos, da colônia judia italiana as repressões do fascismo, focando em um grupo de jovens da burguesia.

Depois de assistir "Umberto D", fiquei bem animada em ver outro filme de Vittorio de Sica. Principalmente porque depois desse filme ele ficou parado até fazer O Jardim dos Finzi-Contini. Ambos entraram na minha lista por causa dos "1001 filmes para ver antes de morrer".

Outro ponto a favor: um filme sobre guerra, do ponto de vista dos judeus. Tema que me agrada muito.

A questão é, parece que na Itália o anti-semitismo começou de forma mais branda, então não houve uma ruptura descarada. Por isso o filme acaba retratando uma vida comum, e até um pouco enfadonha, de um grupo muito rico e bem relacionado de judeus.

Mais de 2/3 do filme gira entorno do romance de Micol e Giorgio, e a indecisão dela. Para piorar o ator que faz Giorgio (Lino Capolicchio) e o que faz o irmão de Micol, Alberto (Helmut Berger) são muito parecidos, o que deixa a história um pouco confusa.

Lá pelos últimos 20 minutos a história fica verdadeiramente interessante quando as consequências da guerra passam a surgir pra valer.


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...