Ouro e Maldição

poster filme ouro e maldição
título original: Greed
gênero: Drama, Suspense
duração: 2h 20 min
ano de lançamento: 1924
estúdio: Metro-Goldwyn Pictures Corporation
direção: Erich von Stroheim
roteiro: Erich von Stroheim, June Mathis, Frank Norris, Joseph Farnham
fotografia: William H. Daniels, Ben F. Reynolds
direção de arte: Erich von Stroheim


McTeague é um minerador que, após ser aprendiz de um charlatão, se torna dentista na Califórnia. Lá conhece Trina, prima de seu amigo Marcus que também é apaixonado por ela, com quem se casa. Ela ganha um grande prêmio na loteria e aos poucos vai se tornando avarenta, a ponto de passar necessidade para não gastar o dinheiro, isso desperta a ira do marido.

A forma como a ganância e a avareza são retratadas é muito bem feita. Mesmo se tratando de um filme mudo os sentimentos estão quase palpáveis.

O problema, e ao mesmo tempo encanto, desse filme é o seu tempo de duração. A princípio o diretor o entregou com 9 horas de duração, a MGM mandou reduzir, ele chegou a 4 horas. O estúdio ainda não estava satisfeito e chamou outro profissional que o reduziu a 2 horas. A versão que assisti é uma edição feita em 1999 das 4 horas; o problema é que, com isso, boa parte do filme é feito de frames estáticos recuperados com textos, o que o deixa bem arrastado de assistir.

Mesmo assim merece seus louros. As atuações de Zasu Pitts e Gibson Gowland são muito bem construídas, conseguindo passar apenas com o olhar toda a avareza e ganância que seus personagens vão adquirindo.

Por fim, se está no "1001 filmes para ver antes de morrer" acredito que valha assistir.


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Poster e Ficha Técnica: IMDb


Filme completo:

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...