A Vida Dos Outros

poster filme a vida dos outros
título original: Das Leben der Anderen
gênero: Drama, Suspense
duração: 2h 17 min
ano de lançamento: 2006
estúdio: Wiedemann & Berg Filmproduktion
direção: Florian Henckel von Donnersmarck
roteiro: Florian Henckel von Donnersmarck
fotografia: Hagen Bogdanski
direção de arte: Silke Buhr


Berlim oriental, 1984. Georg Dreyman é um dramaturgo aceito pelo sistema que namora uma das atrizes de sua equipe. Interessado na moça, o ministro manda que ele seja monitorado. O investigador Gerd Wierler passa a acompanhar escutas colocadas na cada de Greg, mas conforme vai se envolvendo com a vida do outro começa a repensar suas posições.

Pode ser considerado uma narrativa sobre um período histórico, mas acredito que acima disso está o enredo psicológico dos personagens. Diria que é um filme sobre transformação, empatia pelo próximo acima de ideologias. Bem atual.

Se formos destrinchar o perfil de cada personagem provavelmente Gerd, pré-período em que o filme passa, foi uma pessoa bem má. Mas a atuação de Ulrich Mühe é tão incrível que não tem como não simpatizar com a figura e não desejar que tudo acabe bem para ele.

A cena final é o último detalhe a ser destacado. Para quem, como eu, conseguiu segurar a emoção até ali, é nessa hora que o cisco vai cair no olho. Um presente que o "1001 filmes para ver antes de morrer" me trouxe.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e Ficha Técnica: IMDb


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...